https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/123456789/10168
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Clase: | Dissertação |
Título : | Aprimoramento da gestão financeira nas escolas da SRE-Patrocínio |
Autor(es): | Anjos, Juliana Ferreira dos |
Orientador: | Oliveira, Rita de Cássia |
Miembros Examinadores: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Miembros Examinadores: | Araújo, Sueldes de |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A pesquisa foi construída a partir da metodologia estudo de caso. Nele, foi possível consolidar evidências de que muitos dos erros encontrados nas pastas de prestação de contas das caixas escolares advêm da falta de conhecimento específico da área financeira por parte dos gestores e dos tesoureiros da caixa escolar e, também, dos diretores da Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio (SRE-Patrocínio) no que se refere ao desenvolvimento de ações para o apoio técnico adequado às necessidades das escolas desta jurisdição. Por isto, neste estudo de caso consolidou-se o seguinte problema de pesquisa: de que forma a atuação dos técnicos da SRE-Patrocínio pode colaborar para aperfeiçoar a execução financeira das caixas escolares de sua jurisdição? Nessa direção, foi constituído o objetivo geral de analisar as dificuldades dos profissionais das caixas escolares na aquisição e na execução financeira e as ações da SRE-Patrocínio no que se refere ao apoio técnico para qualificar o trabalho dos gestores escolares com relação à organização da prestação de contas. Os objetivos específicos são metodológicos, sendo eles: a) identificar as principais dificuldades encontradas pelos gestores escolares durante a execução financeira de seus recursos, tomando como referência as dimensões de ordem gerencial, técnica e operacional b) verificar a rotina de trabalho dos técnicos de prestação de contas da SRE em relação ao acompanhamento técnico e operacional das caixas escolares e c) propor estratégias para aprimorar o trabalho técnico da SRE e a execução dos recursos das caixas escolares visando contribuir para um trabalho qualificado tanto da gestão escolar quanto dos técnicos da SRE. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando-se formulários eletrônicos enviados aos gestores das caixas escolares. Já a pesquisa com técnicos e equipe diretiva da DAFI da SRE-Patrocínio foi realizada a partir da técnica de grupo focal, além da análise documental e da legislação. A partir dos conhecimentos obtidos foi possível elaborar um Plano de Ação Educacional, propondo ações para a melhoria da gestão financeira nas escolas da SREPatrocínio e do apoio técnico da regional às prestações de contas nas escolas. Para além da gestão financeira, espera-se que tal processo possa reverberar em melhoria, também, das outras dimensões da gestão educacional. Com este trabalho, foi possível repensar a responsabilidade que cabe aos técnicos da SRE quanto ao repasse de informações e acompanhamento das ações da escola. |
Resumen : | This thesis was developed in the scope of Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) from the Center for Public Policies and Education Evaluation of Juiz de Fora Federal University (CAEd/UFJF). The research was constructed from case study methodology. In this dissertation was possible to consolidate evidences that many of the errors found in schools saving banks accountability folders come from the lack of financial area specific knowledge from school managers and treasurers and SRE-Patrocínio’s directors, especially on adequate technical support in regarding actions development of jurisdiction school’s needs. Therefore, the following research problem was consolidated in this case study: how can SRE-Patrocínio technicians’ performance collaborate to improve schools saving banks financial execution in their jurisdiction? In this direction, the general objective is to analyze school saving banks professionals’ difficulties in acquisition and financial execution and SRE-Patrocínio’s actions on regarding technical support to qualify school managers’ work in accountability organization. The specific objectives are methodological. They are: a) to identify school managers’ main difficulties encountered during their financial resources execution, taking as reference managerial, technical and operational dimensions; b) to verify SREPatrocínio technical staff’s routine work in relation to schools saving banks technical and operational monitoring; c) to propose strategies to improve SRE’s technical work and schools saving banks resources execution in order to contribute to a qualified work both in school management and SRE technicians. The research was carried out through a qualitative approach, using electronic forms sent to school saving banks managers. The research with DAFI’s technicians and management team was based on the focus group technique, as well as documentary analysis and legislation. Based on the obtained knowledge, it was possible to elaborate an Educational Action Plan, proposing actions to improve financial management in SRE-Patrocínio's schools and regional technical support to the rendering of accounts in schools. In addition to financial management, it’s expected that this process may reverberate in improvement, also, of other educational management dimensions. With this work, it was possible to rethink SRE responsibility of regarding, transfering information and monitoring school actions. |
Palabras clave : | Financiamento Descentralização Gestão escolar Prestação de contas Financing Decentralization School management Accountability |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/123456789/10168 |
Fecha de publicación : | 19-nov-2018 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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