Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19771
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
yuribrigidodadalt.pdf2.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Fotojornalismo de guerra: um olhar do passado sobre conflitos do presente
Autor(es): Dalt, Yuri Brígido Da
Orientador: Felz, Jorge
Miembros Examinadores: Pernisa Junior, Carlos
Miembros Examinadores: Rodrigues, Cristiano Jose
Resumo: O presente trabalho pretende analisar um recorte da obra do fotógrafo ucraniano Vladyslav Krasnoshchok, que tem feito o esforço de fotografar a Invasão Russa na Ucrânia, principalmente, em Carcóvia (cidade situada ao nordeste do país). As fotos tiradas entre 2022 e 2024 revelam uma atmosfera antiga, tanto pela utilização do preto e branco, quanto pela forma como as imagens são compostas, registradas e tratadas; resultando num efeito que “suja” as produções e as deixa mais cruas e menos claras. Foram selecionadas 14 fotografias de uma extensa coleção nomeada “Documentation of War” (Documentação da Guerra), também publicadas nas redes sociais. Para o estudo, foram utilizadas obras de autores como Susan Sontag, Roland Barthes, Vilém Flusser, Boris Kossoy, André Rouillé e outros; deste modo, a pesquisa procurou uma interdisciplinaridade para explicar as questões que cercam as fotografias de Krasnoshchok e o fotojornalismo de guerra em geral. O objetivo principal é entender a utilização da forma visual característica do fotógrafo ucraniano, que remete a um passado longínquo, ao retratar o mundo contemporâneo, e compreender as implicações que tal estética produz na narrativa e no contexto interpretativo de seus leitores.
Resumen : This text intends to analyze a portion of Ukrainian photographer Vladyslav Krasnoshchok, who has been making the effort to photograph the Russian Invasion of Ukraine, mostly in Kharkiv (a city located in the northeast of the country). The photos taken between 2022 and 2024 show an old atmosphere, either because of the utilization of the black and white, or because of the way the images are composed, registered and treated; resulting in an effect that “dirties” the production and makes them rawer and less clear. 14 photographs were selected from a large collection called “Documentation of War”, also published on social media. To make this study possible, works from authors such as Susan Sontag, Roland Barthes, Vilém Flusser, Boris Kossoy, André Rouillé, and others, were taken into account; thus, this text leaned on an interdisciplinary approach to explain the questions surrounding Krasnoshchok's photographs and war photojournalism in general. The main objective is to understand the use of the Ukrainian's characteristic visual form, which refers to a distant past, when portraying the contemporary world, and to comprehend the implications that such aesthetics produce in the narrative and interpretive context of its readers.
Palabras clave : Jornalismo
Fotojornalismo
Invasão russa na Ucrânia
Linguagem fotográfica
Estética visual
Journalism
Photojournalism
Russian invasion of Ukraine
Photographic language
Visual aesthetics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19771
Fecha de publicación : 4-oct-2024
Aparece en las colecciones: Jornalismo - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons