Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19771
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
yuribrigidodadalt.pdf2.73 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Felz, Jorge-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944566602504271pt_BR
dc.contributor.referee1Pernisa Junior, Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402056676199307pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Cristiano Jose-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2088876547211993pt_BR
dc.creatorDalt, Yuri Brígido Da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-13T11:53:25Z-
dc.date.available2025-11-13T11:53:25Z-
dc.date.issued2024-10-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19771-
dc.description.abstractThis text intends to analyze a portion of Ukrainian photographer Vladyslav Krasnoshchok, who has been making the effort to photograph the Russian Invasion of Ukraine, mostly in Kharkiv (a city located in the northeast of the country). The photos taken between 2022 and 2024 show an old atmosphere, either because of the utilization of the black and white, or because of the way the images are composed, registered and treated; resulting in an effect that “dirties” the production and makes them rawer and less clear. 14 photographs were selected from a large collection called “Documentation of War”, also published on social media. To make this study possible, works from authors such as Susan Sontag, Roland Barthes, Vilém Flusser, Boris Kossoy, André Rouillé, and others, were taken into account; thus, this text leaned on an interdisciplinary approach to explain the questions surrounding Krasnoshchok's photographs and war photojournalism in general. The main objective is to understand the use of the Ukrainian's characteristic visual form, which refers to a distant past, when portraying the contemporary world, and to comprehend the implications that such aesthetics produce in the narrative and interpretive context of its readers.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende analisar um recorte da obra do fotógrafo ucraniano Vladyslav Krasnoshchok, que tem feito o esforço de fotografar a Invasão Russa na Ucrânia, principalmente, em Carcóvia (cidade situada ao nordeste do país). As fotos tiradas entre 2022 e 2024 revelam uma atmosfera antiga, tanto pela utilização do preto e branco, quanto pela forma como as imagens são compostas, registradas e tratadas; resultando num efeito que “suja” as produções e as deixa mais cruas e menos claras. Foram selecionadas 14 fotografias de uma extensa coleção nomeada “Documentation of War” (Documentação da Guerra), também publicadas nas redes sociais. Para o estudo, foram utilizadas obras de autores como Susan Sontag, Roland Barthes, Vilém Flusser, Boris Kossoy, André Rouillé e outros; deste modo, a pesquisa procurou uma interdisciplinaridade para explicar as questões que cercam as fotografias de Krasnoshchok e o fotojornalismo de guerra em geral. O objetivo principal é entender a utilização da forma visual característica do fotógrafo ucraniano, que remete a um passado longínquo, ao retratar o mundo contemporâneo, e compreender as implicações que tal estética produz na narrativa e no contexto interpretativo de seus leitores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectFotojornalismopt_BR
dc.subjectInvasão russa na Ucrâniapt_BR
dc.subjectLinguagem fotográficapt_BR
dc.subjectEstética visualpt_BR
dc.subjectJournalismpt_BR
dc.subjectPhotojournalismpt_BR
dc.subjectRussian invasion of Ukrainept_BR
dc.subjectPhotographic languagept_BR
dc.subjectVisual aestheticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleFotojornalismo de guerra: um olhar do passado sobre conflitos do presentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Jornalismo - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons