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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Criança de mundos
Autor(es): Garcia, Amanda Miranda
Primeiro Orientador: Clareto, Sônia Maria
Membro da banca: Rocha , Juliano Guerra
Resumo: O presente texto, acompanha o livro "Criança de mundos", como forma de compor o caminho percorrido em sua construção. Ao longo de sua produção, uma série de afetos nos atravessaram, como: músicas, filmes, livros, exposições artísticas etc. Iremos trazer uma amostra destes afetos, além de escritas realizadas dentro do projeto de pesquisa no qual o livro possui raízes: "Como o mundo funciona: educação matemática, aprendizagens e experimentações" (2020-2023), da faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. No projeto, refletimos sobre as relações de crianças de diferentes contextos socioculturais com os elementos do mundo e seus funcionamentos, investigando a aprendizagem matemática fora do âmbito escolar. Apostamos no trabalho de campo e na cartografia como procedimento metodológico, em que a partir de uma política de narratividade, construímos o caminho da pesquisa. Os autores Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze e Félix Guattari são companhias nessa travessia. O projeto citado , se baseia em uma pesquisa anterior: "A criança e seus mundos: céu, Terra e mar no olhar de crianças da comunidade caiçara de Camburi (SP)" (CLARETO,1993), em que crianças ribeirinhas do norte de São Paulo foram entrevistadas e descreveram o mundo a partir das suas vivências . "Criança de mundos", foi pensado a partir de falas de crianças de 5 e 6 anos de idade, em composição com as ilustrações das crianças entrevistadas na pesquisa realizada em Camburi (CLARETO,1993). Inicialmente, a obra foi idealizada para o formato impresso, em livretos separados, que se unem por um fio que os amarra e os desamarra, sem ordem pré-determinada, podendo ser compartilhado por várias crianças ao mesmo tempo, em uma leitura desfrutada aos poucos ou devorada de uma vez só. As obras artísticas presentes neste texto, em sua maioria, não virão acompanhadas de um comentário, como se é esperado, já que isto fecharia a abertura que é pretendida. É importante frisar que poderiam ser outras obras ,outros afetos, entretanto, foram os que surgiram nesta travessia. No caminhar do texto, nos debruçaremos ainda sobre conceitos que visam auxiliar o pensar a criança, a infância e a educação, em um encontro "entre estética e pedagogia" (HILLESHEIM,2008)
Abstract: -
Palavras-chave: Devir-criança
Criação
Filosofia da diferença
Matemática
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17610
Data do documento: 16-Jan-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



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