https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17610
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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amandamirandagarcia.pdf | 20.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Criança de mundos |
Autor(es): | Garcia, Amanda Miranda |
Orientador: | Clareto, Sônia Maria |
Miembros Examinadores: | Rocha , Juliano Guerra |
Resumo: | O presente texto, acompanha o livro "Criança de mundos", como forma de compor o caminho percorrido em sua construção. Ao longo de sua produção, uma série de afetos nos atravessaram, como: músicas, filmes, livros, exposições artísticas etc. Iremos trazer uma amostra destes afetos, além de escritas realizadas dentro do projeto de pesquisa no qual o livro possui raízes: "Como o mundo funciona: educação matemática, aprendizagens e experimentações" (2020-2023), da faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. No projeto, refletimos sobre as relações de crianças de diferentes contextos socioculturais com os elementos do mundo e seus funcionamentos, investigando a aprendizagem matemática fora do âmbito escolar. Apostamos no trabalho de campo e na cartografia como procedimento metodológico, em que a partir de uma política de narratividade, construímos o caminho da pesquisa. Os autores Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze e Félix Guattari são companhias nessa travessia. O projeto citado , se baseia em uma pesquisa anterior: "A criança e seus mundos: céu, Terra e mar no olhar de crianças da comunidade caiçara de Camburi (SP)" (CLARETO,1993), em que crianças ribeirinhas do norte de São Paulo foram entrevistadas e descreveram o mundo a partir das suas vivências . "Criança de mundos", foi pensado a partir de falas de crianças de 5 e 6 anos de idade, em composição com as ilustrações das crianças entrevistadas na pesquisa realizada em Camburi (CLARETO,1993). Inicialmente, a obra foi idealizada para o formato impresso, em livretos separados, que se unem por um fio que os amarra e os desamarra, sem ordem pré-determinada, podendo ser compartilhado por várias crianças ao mesmo tempo, em uma leitura desfrutada aos poucos ou devorada de uma vez só. As obras artísticas presentes neste texto, em sua maioria, não virão acompanhadas de um comentário, como se é esperado, já que isto fecharia a abertura que é pretendida. É importante frisar que poderiam ser outras obras ,outros afetos, entretanto, foram os que surgiram nesta travessia. No caminhar do texto, nos debruçaremos ainda sobre conceitos que visam auxiliar o pensar a criança, a infância e a educação, em um encontro "entre estética e pedagogia" (HILLESHEIM,2008) |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Devir-criança Criação Filosofia da diferença Matemática |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17610 |
Fecha de publicación : | 16-ene-2023 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
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