https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17608
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
daianyferreiragraça.pdf | 371 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação de jovens e adultos no sistema prisional: impactos do capitalismo na ressocialização de presos no Brasil e possibilidades educacionais |
Autor(es): | Graça, Daiany Ferreira |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Rubens Luiz |
Membro da banca: | Torres, Mariana Cassab |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar o tema da Educação de Jovens e Adultos no sistema prisional. Para isso, pretende refletir acerca da seguinte questão: como a culpabilização do indivíduo privado de liberdade contribui para a manutenção do sistema capitalista e, diante disso, como reeducar o indivíduo em uma sociedade comandada pelo capital? Para respondê-la, busca desenvolver os seguintes objetivos: 1 - analisar o capitalismo com o intuito de avaliar como ele produz desigualdades e afeta o sistema prisional; 2 - apurar o processo histórico da EJA em contexto prisional, a fim de constatar como ela pode seguir a lógica libertadora. A invisibilização da EJA e, mais ainda, da educação em contexto prisional, ocasiona a negação de direitos humanos aos reclusos e, por consequência, gera a violência por parte de quem foi violentado pelo sistema. Pensando nisso, a educação para indivíduos em condição de privação de liberdade, de acordo com a perspectiva educacional que tem por base a formação do sujeito sócio-histórico crítico, deve ser voltada à tomada de consciência, levando à busca pela superação dos mecanismos de dominação e exploração, condições que desumanizam os sujeitos da EJA e, mais ainda, os sujeitos em situação prisional. A metodologia de pesquisa se dividiu em análises de três tipos de texto: 1 - bibliográficos, com livros e artigos de autores que versam sobre a formação social brasileira, a EJA em contexto prisional, e a educação como prática libertadora; 2 - leis brasileiras que contribuíram para o tema ao longo da história até o período atual; 3 - dados estatísticos a respeitos dos indivíduos nas prisões brasileiras. Com isso, o intuito do trabalho é compreender como a educação prisional é impactada pela sociedade capitalista, como a culpabilização dos indivíduos os afastam de uma tomada de consciência, e como a educação libertadora pode contribuir para a superação do capital. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Educação prisional Formação social brasileira |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17608 |
Data do documento: | 8-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons