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dc.contributor.advisor1Rodrigues, Rubens Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2742561480615281pt_BR
dc.contributor.referee1Torres, Mariana Cassab-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6048906588257879pt_BR
dc.creatorGraça, Daiany Ferreira-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-31T12:26:19Z-
dc.date.available2024-10-08-
dc.date.available2024-10-31T12:26:19Z-
dc.date.issued2024-10-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17608-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar o tema da Educação de Jovens e Adultos no sistema prisional. Para isso, pretende refletir acerca da seguinte questão: como a culpabilização do indivíduo privado de liberdade contribui para a manutenção do sistema capitalista e, diante disso, como reeducar o indivíduo em uma sociedade comandada pelo capital? Para respondê-la, busca desenvolver os seguintes objetivos: 1 - analisar o capitalismo com o intuito de avaliar como ele produz desigualdades e afeta o sistema prisional; 2 - apurar o processo histórico da EJA em contexto prisional, a fim de constatar como ela pode seguir a lógica libertadora. A invisibilização da EJA e, mais ainda, da educação em contexto prisional, ocasiona a negação de direitos humanos aos reclusos e, por consequência, gera a violência por parte de quem foi violentado pelo sistema. Pensando nisso, a educação para indivíduos em condição de privação de liberdade, de acordo com a perspectiva educacional que tem por base a formação do sujeito sócio-histórico crítico, deve ser voltada à tomada de consciência, levando à busca pela superação dos mecanismos de dominação e exploração, condições que desumanizam os sujeitos da EJA e, mais ainda, os sujeitos em situação prisional. A metodologia de pesquisa se dividiu em análises de três tipos de texto: 1 - bibliográficos, com livros e artigos de autores que versam sobre a formação social brasileira, a EJA em contexto prisional, e a educação como prática libertadora; 2 - leis brasileiras que contribuíram para o tema ao longo da história até o período atual; 3 - dados estatísticos a respeitos dos indivíduos nas prisões brasileiras. Com isso, o intuito do trabalho é compreender como a educação prisional é impactada pela sociedade capitalista, como a culpabilização dos indivíduos os afastam de uma tomada de consciência, e como a educação libertadora pode contribuir para a superação do capital.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação prisionalpt_BR
dc.subjectFormação social brasileirapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos no sistema prisional: impactos do capitalismo na ressocialização de presos no Brasil e possibilidades educacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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