Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16753
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
karlavieiramarinssilva.pdf2.73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Integração fisiológica: ensino com jogos e problematização
Autor(es): Silva, Karla Vieira Marins
Primeiro Orientador: Maísa, Maísa
Membro da banca: Paula, Heberth de
Membro da banca: Matos, Ione Maria de
Resumo: Observando a necessidade em romper com a forma fragmentada e mnemônica pela qual o ensino muitas vezes é conduzido nas salas de aula, é imperativo adotar práticas pedagógicas diferenciadas que favoreçam a integração de conceitos, estimulem o pensamento crítico e ofereçam oportunidades para a aplicação do conhecimento em situações do mundo real. A aprendizagem baseada em problemas tem sido apresentada como um método de ensino e aprendizagem que estimula a motivação, curiosidade e promove um ensino mais significativo e eficaz para o aluno. O papel dos jogos também é discutido como uma ferramenta que pode favorecer o processo de ensino aprendizagem, uma vez que podem motivar a participação do aluno e despertar o interesse em sala de aula. Diante disso esta dissertação de mestrado visou a elaboração, aplicação e análise de uma sequência didática utilizando a aprendizagem baseada em problemas e um jogo didático sobre os sistemas digestório, circulatório e excretor como instrumentos de apoio, para assimilação e fixação do ensino de fisiologia humana para estudantes do ensino médio. Almejou-se também despertar o interesse dos alunos e consequentemente proporcionar uma assimilação mais efetiva dos conteúdos abordados. A sequência didática foi aplicada a estudantes de uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola estadual do município de Mantena/MG. A fim de avaliarmos de maneira quali-quantitativa foi realizada roda de conversa e aplicação de um questionário inicial, para verificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o assunto. Após a aplicação da sequência didática e do jogo, novamente foi realizada roda de conversa e aplicação de um questionário final sobre a temática abordada. Além disso, os estudantes responderam um questionário de usabilidade referente ao jogo aplicado. A análise dos questionários inicial e final revelou que as metodologias empregadas potencializaram a construção do conhecimento dos estudantes em relação aos temas abordados. Para avaliar quantitativamente o desempenho dos estudantes, aplicamos o teste t de Student para dados pareados, comparando as médias obtidas. As médias e desvios padrão das notas nos questionários inicial e final foram 2,67 ± 1,61 e 6,78 ± 2,19, respectivamente, com um valor de p < 0,001. Esses resultados indicam uma diferença estatisticamente significativa entre as notas obtidas nos questionários inicial e final. Além da melhoria na alfabetização científica dos estudantes, a aprendizagem baseada em problemas despertou o interesse e curiosidade dos estudantes e proporcionou o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, pesquisa, comunicação, colaboração e trabalho em equipe. Por meio da análise dos questionários de usabilidade do jogo didático percebemos que o jogo desenvolvido atuou como agente motivador e facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Assim, concluímos que a utilização de metodologias diversificadas com a aprendizagem baseada em problemas e uso de jogos didáticos em sala de aula podem potencializar o entendimento de conceitos básicos relacionados à fisiologia humana para estudantes do ensino médio.
Abstract: Observing the need to break with the fragmented and mnemonic way in which teaching is often conducted in classrooms, it is imperative to adopt differentiated pedagogical practices that favor the integration of concepts, stimulate critical thinking and offer opportunities for the application of knowledge in real-world situations. Problem-based learning has been presented as a teaching and learning method that stimulates motivation, curiosity and promotes more meaningful and effective teaching for the student. The role of games is also discussed as a tool that can favor the teaching-learning process, as they can motivate student participation and arouse interest in the classroom. In view of this, this master's thesis aimed at the elaboration, application and analysis of a didactic sequence using problem-based learning and a didactic game on the digestive, circulatory and excretory systems as support instruments, for the assimilation and fixation of the teaching of human physiology for high school students. The aim was also to awaken the interest of students and consequently provide a more effective assimilation of the content covered. The didactic sequence was applied to students in a 2nd year high school class at a state school in the city of Mantena/MG. In order to evaluate in a qualitative and quantitative way, a conversation was held and an initial questionnaire was administered to check the students' prior knowledge on the subject. After applying the didactic sequence and the game, a conversation was held again and a final questionnaire was administered on the topic covered. In addition, students answered a usability questionnaire regarding the game applied. The analysis of the initial and final questionnaires revealed that the methodologies used enhanced the construction of students' knowledge in relation to the topics covered. To quantitatively evaluate students' performance, we applied the Student's t test to paired data, comparing the means obtained. The means and standard deviations of the scores in the initial and final questionnaires were 2.67 ± 1.61 and 6.78 ± 2.19, respectively, with a p value < 0.001. These results indicate a statistically significant difference between the grades obtained in the initial and final questionnaires. In addition to improving students' scientific literacy, problembased learning aroused students' interest and curiosity and provided the development of skills such as problem solving, research, communication, collaboration and teamwork. Through the analysis of the didactic game usability questionnaires, we realized that the game developed acted as a motivating and facilitating agent in the teaching and learning process. Thus, we conclude that the use of diverse methodologies with problem-based learning and the use of educational games in the classroom can enhance the understanding of basic concepts related to human physiology for high school students.
Palavras-chave: Ensino de biologia
Aprendizagem baseada em problemas
Jogos didáticos
Fisiologia humana
Biology teaching
Problem-based learning
Didactic games
Human physiology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16753
Data do documento: 21-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons