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Tipo: Tese
Título: “Feminismo” para as massas: representações femininas em seriados da Rede Globo de Televisão (1979 - 1982)
Autor(es): Castro, Laise Lutz Condé de
Primeiro Orientador: Silva, Elisabeth Murilho da
Membro da banca: Rossi, Túlio Cunha
Membro da banca: Rainho, Maria do Carmo Teixeira
Membro da banca: Bonadio, Maria Claudia
Membro da banca: Pelegrini, Christian Hugo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as representações femininas em produções seriadas da Rede Globo de Televisão, entre os anos 1979-82, que se apropriaram de temáticas feministas. Desde a década de 1970, estas ganharam visibilidade na mídia e nas ruas com a emergência de movimentos feministas organizados no ocidente. Reconhecendo que o cinema e a televisão são Tecnologias do Gênero (LAURETIS, 1994) capazes de influenciar e limitar as vivências de mulheres, impondo seus modelos, investiga-se a aparência e o comportamento das personagens de duas produções audiovisuais exibidas na emissora: o seriado Malu Mulher (1979-80) e a minissérie Quem Ama Não Mata (1982). Analisa-se aqui como foram construídas as narrativas e, principalmente, as representações visuais, pelo viés do figurino e suas correspondências na história da moda e na cultura das aparências, a fim de reconhecer os possíveis significados sociais que foram transmitidos às telespectadoras.
Abstract: The present work aims to analyze the female representations in serial productions of Rede Globo de Televisão, between the years 1979-82, which appropriated feminist themes. Since the 1970s, these have gained visibility in the media and on the streets with the emergence of organized feminist movements in the West. Recognizing that cinema and television are Gender Technologies (LAURETIS, 1994) capable of influencing and limiting women's experiences, imposing their role models, we investigate the appearance and behavior of characters in two audiovisual productions that were broadcast on Rede Globo. of Television: the series Malu Mulher (1979-80) and the miniseries Quem Ama Não Mata (1982). Here we analyze how the narratives and, mainly, the visual representations were constructed, through the bias of the costumes and their correspondences in the history of fashion and in the culture of appearances, in order to recognize the possible social meanings that were transmitted to the viewers.
Palavras-chave: Representações femininas
Gênero e audiovisual
Movimentos feministas brasileiros
Malu mulher
Quem Ama Não Mata
Female representations
Gender and audiovisual
Brazilian feminist movements
Malu mulher
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15875
Data do documento: 29-Mai-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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