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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Consumo afetivo: uma análise netnográfica do impacto no turismo doméstico brasileiro da onda Hallyu
Autor(es): Silva, Luíza Modesto
Orientador: Frossard, Miriane Sigiliano
Miembros Examinadores: Braga, Humberto Fois
Miembros Examinadores: Corrêa, Raphaela Maciel
Resumo: O sucesso da expansão da cultura sul coreana pelo mundo, fenômeno chamado de onda Hallyu, deve-se principalmente a como a Coreia do Sul investiu em estratégias passivas de disseminação da sua cultura utilizando o marketing emocional – através de música, arte, gastronomia, cinema e literatura. Essas estratégias se mostraram bem-sucedidas, pois levaram os interessados nesse nicho cultural a desenvolverem uma conexão emocional com o que é consumido, influenciando em seus comportamentos de consumo. Uma das formas que esse comportamento se apresenta é o turismo, já que a manifestação física de elementos culturais na forma de objetos de consumo e experiências contribuem para a solidificação da atratividade de um destino pela visão do turista. Isto é, as representações e significados dos elementos culturais de afeto motivam as pessoas a se deslocarem até locais que concentram a cultura coreana, sendo a análise deste tema o objetivo deste trabalho. Seguindo essa lógica, além da contextualização bibliográfica, também foi realizado um estudo netnográfico sobre o perfil, comportamento e o padrão de consumo de consumidores turistas, que indicou que de fato esses interesses afetivos repercutem na prática do turismo em locais que manifestam e concentram essa cultura.
Resumen : The success of the expansion of South Korean culture around the world, a phenomenon called the Hallyu wave, is mainly due to how South Korea invested in passive strategies for disseminating its culture using emotional marketing – through music, art, gastronomy, cinema and literature. These strategies proved to be successful, as they led those interested in this cultural niche to develop an emotional connection with what is consumed, influencing their consumption behavior. One of the forms that this behavior presents itself is tourism, since the physical manifestation of cultural elements in the form of consumable objects and experiences contribute to the solidification of the attractiveness of a destination from the tourist's point of view. That is, the representations and meanings of cultural elements of affection motivate people to visit places that concentrate Korean culture; thus the analysis of this theme being the goal of this paper. Following this logic, in addition to the bibliographical contextualization, a netnographic study was also carried out on the profile, behavior and consumption patterns of tourist consumers, which indicated that in fact these affective interests have an impact on the practice of tourism in places that manifest and concentrate this culture.
Palabras clave : Estratégias de marketing
Consumo afetivo
Turismo
Netnografia
Onda Hallyu
Marketing strategies
Affective consumption
Tourism
Netnography
Hallyu wave
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15862
Fecha de publicación : 11-jul-2023
Aparece en las colecciones: Turismo - TCC Graduação



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