Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15862
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luizamodestosilva.pdf297.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Frossard, Miriane Sigiliano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Braga, Humberto Fois-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Corrêa, Raphaela Maciel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorSilva, Luíza Modesto-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-30T13:31:49Z-
dc.date.available2023-08-29-
dc.date.available2023-08-30T13:31:49Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15862-
dc.description.abstractThe success of the expansion of South Korean culture around the world, a phenomenon called the Hallyu wave, is mainly due to how South Korea invested in passive strategies for disseminating its culture using emotional marketing – through music, art, gastronomy, cinema and literature. These strategies proved to be successful, as they led those interested in this cultural niche to develop an emotional connection with what is consumed, influencing their consumption behavior. One of the forms that this behavior presents itself is tourism, since the physical manifestation of cultural elements in the form of consumable objects and experiences contribute to the solidification of the attractiveness of a destination from the tourist's point of view. That is, the representations and meanings of cultural elements of affection motivate people to visit places that concentrate Korean culture; thus the analysis of this theme being the goal of this paper. Following this logic, in addition to the bibliographical contextualization, a netnographic study was also carried out on the profile, behavior and consumption patterns of tourist consumers, which indicated that in fact these affective interests have an impact on the practice of tourism in places that manifest and concentrate this culture.pt_BR
dc.description.resumoO sucesso da expansão da cultura sul coreana pelo mundo, fenômeno chamado de onda Hallyu, deve-se principalmente a como a Coreia do Sul investiu em estratégias passivas de disseminação da sua cultura utilizando o marketing emocional – através de música, arte, gastronomia, cinema e literatura. Essas estratégias se mostraram bem-sucedidas, pois levaram os interessados nesse nicho cultural a desenvolverem uma conexão emocional com o que é consumido, influenciando em seus comportamentos de consumo. Uma das formas que esse comportamento se apresenta é o turismo, já que a manifestação física de elementos culturais na forma de objetos de consumo e experiências contribuem para a solidificação da atratividade de um destino pela visão do turista. Isto é, as representações e significados dos elementos culturais de afeto motivam as pessoas a se deslocarem até locais que concentram a cultura coreana, sendo a análise deste tema o objetivo deste trabalho. Seguindo essa lógica, além da contextualização bibliográfica, também foi realizado um estudo netnográfico sobre o perfil, comportamento e o padrão de consumo de consumidores turistas, que indicou que de fato esses interesses afetivos repercutem na prática do turismo em locais que manifestam e concentram essa cultura.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégias de marketingpt_BR
dc.subjectConsumo afetivopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectNetnografiapt_BR
dc.subjectOnda Hallyupt_BR
dc.subjectMarketing strategiespt_BR
dc.subjectAffective consumptionpt_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.subjectNetnographypt_BR
dc.subjectHallyu wavept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleConsumo afetivo: uma análise netnográfica do impacto no turismo doméstico brasileiro da onda Hallyupt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Turismo - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons