Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14563
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
luizantoniorozendopereira.pdfPDF/A5.06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A aprendizagem baseada em problemas (PBL) e a sua aplicação no trabalho de conclusão de curso (TCC) da arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora
Autor(es): Pereira, Luiz Antônio Rozendo
Orientador: Abdalla, José Gustavo Francis
Co-orientador: Stefano, Ercília de
Miembros Examinadores: Portela, Thais de Bhanthumchinda
Miembros Examinadores: Paula, Frederico Braida Rodrigues de
Resumo: As metodologias ativas têm sido um dos focos das discussões sobre o ensino, e a aprendizagem baseada em problemas (PBL) faz parte desse contexto. Porém, na literatura observa-se que há poucas investigações acerca do emprego da PBL no campo do ensino da arquitetura e urbanismo. Por isso, esse trabalho tem como objetivo pesquisar qual é a pertinência da aplicação da metodologia nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Para realizar tal investigação, utilizou-se do curso da Universidade Federal de Juiz de Fora como contexto de estudo. Realizando como metodologia, obteve-se um trabalho exploratório por meio de um levantamento quanti-qualitativo. Através de uma revisão de literatura foram levantados os princípios de aplicação da PBL e posterior caracterização no contexto prático-profissional e acadêmico de Arquitetura e Urbanismo foram tratados. Após isso, fizeram parte da amostra 180 TCC desenvolvidos ao longo de 11 anos. Identificou-se que a PBL tem uma alta sinergia com o TCC, em especial quando se trata da proximidade com a prática profissional. Porém, embora exista essa consonância, conclui-se que a adoção da PBL poderia ser ampliada com a discussão em relação à obrigatoriedade de o TCC ser feito de maneira individual
Resumen : However, in the literature, there are few investigations about the use of PBL in the field of teaching architecture and urbanism. Therefore, this work aims to investigate the relevance of applying the methodology in Undergraduate Theses (TCC) in Architecture and Urbanism courses. To carry out such an investigation, the course of the Federal University of Juiz de Fora was used as a context of study. performing as a methodology, there was an exploratory work through a quantitative-qualitative survey. Through a literature review, the principles of application of PBL were raised and subsequent characterization in the practical-professional and academic context of Architecture and Urbanism were treated. After that, 180 TCCs developed over 11 years were part of the sample. With this, it was observed that PBL has a high synergy with TCC, especially when it comes to proximity to professional practice. However, although there is this consonance, it is concluded that the adoption of PBL could be expanded with the discussion regarding the obligation of the TCC to be done individually.
Palabras clave : Problem-based learning
Aprendizagem baseada em problemas
Trabalho de conclusão de curso
Arquitetura e urbanismo
PBL
Problem-based learning
Undergraduate theses
Architecture and urbanism
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00181
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14563
Fecha de publicación : 5-jul-2022
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons