https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13319| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| michelecarolinedasilvarodrigues.pdf | PDF/A | 2.64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Cartografias da educação do Paraná: panorama educacional segundo o censo escolar de 2019 |
| Autor(es): | Rodrigues, Michele Caroline da Silva |
| Primeiro Orientador: | Borges, Eliane Medeiros |
| Membro da banca: | Terra, Marina Furtado |
| Membro da banca: | Costa, Mariane Ambrósio |
| Resumo: | O objetivo do presente artigo foi analisar os dados do Censo Escolar referente as escolas e alunos do Paraná no ano de 2019. A motivação para a realização deste estudo decorreu mediante as vivências da autora como docente e analista de dados na Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná, na intenção de colaborar com informações sobre o contexto educacional: dimensão, características, identidades e peculiaridades presentes nas diferentes regiões do estado. O procedimento metodológico aplicado foi a análise quantitativa, utilizando dados obtidos através do Banco de Dados do Censo Escolar de 2019, e dados abertos disponibilizados no portal do INEP. Foi elaborada uma cartografia apresentando dados de instituições de ensino e estudantes da rede estadual do Paraná, e as potencialidades e fragilidades desveladas através dos dados estatísticos. A partir da apresentação da perspectiva educacional pública identificada através desta pesquisa, espera-se que seja possível impulsionar a elaboração de políticas públicas, projetos e ações que contribuam para melhoria da qualidade de ensino. Intenta-se que esta investigação seja um instrumento para ações dos diversos departamentos da Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná, bem como para as próprias Instituições de ensino. |
| Abstract: | - |
| Palavras-chave: | Censo escolar Escolas Estudantes Potencialidade e fragilidades |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla da Instituição: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13319 |
| Data do documento: | 25-Mar-2021 |
| Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
