Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11584
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leuzenirdamotaalves.pdfPDF/A1.29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Era uma vez um sonho, um indivíduo, uma história: fatores associados ao fracasso escolar do Centro Estadual de Educação de jovens e adultos Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, Rolim de Moura/RO
Autor(es): Alves, Luzenir da Mota
Primeiro Orientador: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Membro da banca: Oliveira Junior, Lourival Batista de
Membro da banca: Figueiredo, Camila Gonçalves Silva
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado analisa os fatores associados ao baixo rendimento dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, localizado no Município de Rolim de Moura/RO. Para esta investigação levantamos o seguinte questionamento: quais fatores têm levado ao baixo rendimento escolar dos alunos do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Coronel Jorge Teixeira de Oliveira? A execução deste estudo tem como objetivo geral investigar os fatores que contribuíram para o baixo desempenho, e propor ações para o problema analisado. Os objetivos específicos definidos para este estudo foram: i) descrever a organização da Educação de Jovens e Adultos em Rondônia e os dados sobre o rendimento escolar dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Coronel Jorge Teixeira de Oliveira; ii) analisar os fatores relacionados ao baixo rendimento dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Coronel Jorge Teixeira de Oliveira; e iii) propor ações para minimizar o fracasso escolar dos alunos do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Coronel Jorge Teixeira de Oliveira. Para tanto, o método de análise do problema de gestão proposto é o estudo de caso com uma abordagem qualitativa. Como instrumentos para obtenção de dados serão aplicados questionários aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e realizadas entrevistas com ex-alunos, professores e equipe gestora do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Coronel Jorge Teixeira de Oliveira. Para este estudo, contamos com o aporte teórico de pesquisadores como Patto (2010), que aborda o fracasso escolar; Friedrich (2010), que aborda a trajetória dos alunos da EJA; Setubal (2000), que discute sobre a distorção idade-ano; Jacomini (2009), que debate sobre homogeneização e massificação; Rios (2003), que aborda a importância da docência e Oliveira (1981), que analisa os jovens e adultos como sujeitos no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This dissertation is developed within the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case to be studied analyzes the factors associated with the low performance of students in the final years of Elementary School of the State Center for Youth and Adult Education Colonel Jorge Teixeira de Oliveira, located in the municipality of Rolim de Moura / RO. For this investigation we raise the following question: what factors have led to the low school performance of students of the State Center for Youth and Adult Education Colonel Jorge Teixeira de Oliveira? The purpose of this study is to investigate the factors that contributed to the poor performance, and propose actions for the problem analyzed. The specific objectives defined for this study were: i) to describe the organization of Youth and Adult Education in Rondônia and the data on school performance of students in the final years of Elementary School of the State Center for Youth and Adult Education Colonel Jorge Teixeira de Oliveira; ii) to analyze the factors related to the low performance of the students of the final years of the Elementary School of the State Center of Youth and Adult Education Colonel Jorge Teixeira de Oliveira; and iii) propose actions to minimize the school failure of students of the State Center for Youth and Adult Education Colonel Jorge Teixeira de Oliveira. Therefore, the method of analysis of the proposed management problem is the case study with a qualitative approach. As instruments for obtaining data will be applied questionnaires to students of the final years of elementary school and interviews with alumni, teachers and management team of the State Center for Youth and Adult Education Colonel Jorge Teixeira de Oliveira. For this study, we rely on the theoretical support of studies by researchers such as Patto (2010), which addresses school failure; Friedrich (2010), who addresses the trajectory of EJA students; Setubal (2000), who discusses the age-year distortion; Jacomini (2009), who debates about homogenization and massification; Rios (2003), which addresses the importance of teaching and Oliveira (1981), which analyzes youth and adults as subjects in the teaching and learning process.
Palavras-chave: Fracasso escolar
Educação de jovens e adultos
Rondônia
School failure
Youth and adult education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11584
Data do documento: 19-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons