Os repositórios institucionais são sistemas de informação que servem para armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente os resultados de pesquisa de instituições de ensino e de pesquisa, utilizando um software.
O Repositório Institucional da UFJF tem por objetivos coletar, armazenar, disseminar e preservar, garantindo o acesso confiável e permanente, o conteúdo produzido pelos pesquisadores da comunidade universitária, proporcionando maior visibilidade e divulgação do conhecimento científico e intelectual gerado na UFJF.
O que é o Dspace?
É um software livre utilizado pelo Repositório da UFJF e pela maioria dos Repositórios Institucionais brasileiros e muitos no exterior para armazenamento e disponibilização de resultados de pesquisas.
O Termo de Autorização é um documento que permanece arquivado no Repositório Institucional demonstrando o consentimento do autor em relação à disponibilização da sua produção. Dessa forma ele deve ser entregue junto com o trabalho a ser publicado, preenchido de forma legível, datado e assinado.
O Repositório Institucional da UFJF possui em seu acervo digital arquivo cujo o conteúdo é a produção intelectual da UFJF: Teses, Dissertações, TCCs, artigos de periódicos, artigos de eventos, relatórios de pesquisa, entre outros.
Não é necessário realizar cadastro para realizar uma consulta no Ri-UFJF. A consulta pode ser realizada por autor, título, ou palavra-chave de um documento. É possível utilizar a opção de “filtro” para pesquisas mais específicas.
Sim, é possível baixar os documentos para leitura posterior ou até mesmo imprimir. Mas lembre-se de citar sempre a fonte quando for reproduzir trechos da obra em sua pesquisa.
Sim, é possível compartilhar através das redes sociais: Facebook, Linkedin, Twitter, Whatsapp, ou enviar referência para o gerenciador Mendeley.
Teses e dissertações são inseridas pela equipe Técnica do Repositório. Trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização são inseridos pela coordenação do curso ou Biblioteca da Unidade Acadêmica. Para maiores informações, entre em contato com a secretaria do seu curso ou envie um e-mail para repositorio@ufjf.br
Acesso aberto é o conteúdo disponível no repositório sem restrições de acesso.
Caso pesquise algum trabalho e este tenha o acesso embargado, quer dizer que o autor restringiu o acesso a alguma parte ou ao seu trabalho completo. Essa restrição tem duração de 12 meses prorrogável por igual período. Durante o período de embargo só é possível acessar metadados do trabalho que foram autorizados pelo autor: Título do trabalho, Nome do autor, orientador e membros da banca; resumo, abstract e palavras-chave. Existem casos em que o autor também solicita a restrição do resumo e abstract.
Trata-se de uma iniciativa mundial que estimula o compartilhamento da produção científica sem custos e restrições de acesso para todos os interessados. O Movimento de Acesso Aberto preconiza que todos os conteúdos estejam disponíveis publicamente, e por estarem amplamente acessíveis proporcionam maior visibilidade e impacto da produção científica da Instituição.
O Repositório Institucional Digital da Produção Científica e Intelectual da UFJF (Ri-UFJF) pretende reunir, em um único local, o conjunto das publicações da UFJF.
O Ri-UFJF tem por objetivos coletar, armazenar, disseminar e preservar, garantindo o acesso confiável e permanente, o conteúdo produzido pelos pesquisadores da comunidade universitária, proporcionando maior visibilidade e divulgação do conhecimento científico e intelectual gerado na UFJF.
O Ri-UFJF está inserido no movimento mundial de acesso aberto à produção científica. Trata-se de um acervo de arquivos digitais aberto para a comunidade em geral e integrado a outros acervos existentes no mundo. Todos os seus conteúdos estão disponíveis publicamente, e por estarem amplamente acessíveis proporcionam maior visibilidade e impacto da produção científica da instituição.