Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9949
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danielasantanadeoliveira.pdf1.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Caravela, Gabriela Borges Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792178J6pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Soraya Maria Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790087Z7pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Márcia Barbosa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708104H4pt_BR
dc.creatorOliveira, Daniela Santana de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T15:31:20Z-
dc.date.available2019-05-06-
dc.date.available2019-05-08T15:31:20Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9949-
dc.description.abstractEasy access to production and consumption technologies, especially mobile devices, and the growing presence of the media requires us to have a more effective participation in an imaging society, with these devices as mediators. From the perspective of media literacy and citizenship training, this paper aims to contribute to the development of the audiovisual media competence of the child and adolescent public, through an understanding of the parameters of audiovisual quality of online videos, especially those produced and consumed by the public in the platform YouTube. This work presents, initially, a panorama of the studies on media literacy in the European and Brazilian context, adopting the concept of media competence and its dimensions as key to the formation of more active citizens. Then, based on studies on audiovisual quality on television and on the internet, we suggest parameters that can be used to define the quality of online videos for children and adolescents. Given the heterogeneity of this public and also the autonomy with which they occupy a place in cyberspace, we understand that the formation of a quality repertoire contributes to the sensitization of the eye and favors the creative production and the critical consumption. In this sense, we present a proposal of an audiovisual workshop that addresses the main concepts discussed in this paper and seeks to promote media literacy.pt_BR
dc.description.resumoO fácil acesso às tecnologias de produção e consumo, sobretudo aos dispositivos móveis, e a presença cada vez mais abrangente dos meios de comunicação, exige que tenhamos uma participação mais efetiva em uma sociedade imagética, tendo estes meios como mediadores. Sob o prisma da literacia midiática e formação para a cidadania, este trabalho tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da competência midiática audiovisual do público infantojuvenil, através do entendimento dos parâmetros de qualidade audiovisual dos vídeos online, sobretudo aqueles produzidos e consumidos pelo referido público na plataforma YouTube. Este trabalho apresenta, inicialmente, um panorama dos estudos sobre literacia midiática no contexto europeu e brasileiro, adotando o conceito de competência midiática e suas dimensões como chave para a formação de cidadãos mais ativos. Em seguida, com base em estudos sobre qualidade audiovisual na televisão e na internet, sugerimos parâmetros que podem ser utilizados para definição da qualidade nos vídeos online para o público infantojuvenil. Dada a heterogeneidade deste público e também a autonomia com que ocupam um lugar no ciberespaço, entendemos que a formação de um repertório de qualidade contribui para a sensibilização do olhar e favorece a produção criativa e o consumo crítico. Neste sentido, apresentamos uma proposta de oficina de audiovisual que aborda os principais conceitos discorridos neste trabalho e busca a promoção da literacia midiática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteracia midiáticapt_BR
dc.subjectCompetência midiáticapt_BR
dc.subjectQualidade no audiovisualpt_BR
dc.subjectOficinas de audiovisualpt_BR
dc.subjectMedia literacypt_BR
dc.subjectMedia competencept_BR
dc.subjectAudiovisual qualitypt_BR
dc.subjectAudiovisual workshoppt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleA qualidade audiovisual e a competência midiática na formação do olhar do público infantojuvenilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.