Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9948
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
julianazoetdeassissteinbach.pdf1.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Coutinho, Iluska Maria da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707349D2pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Edna de Mello-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731894D6pt_BR
dc.contributor.referee2Thomé, Cláudia de Albuquerque-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798284Z7pt_BR
dc.creatorSteinbach, Juliana Zoet de Assis-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8581671A8pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T15:30:52Z-
dc.date.available2019-05-06-
dc.date.available2019-05-08T15:30:52Z-
dc.date.issued2017-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9948-
dc.description.abstractThe purpose of the dissertation is to search for clues to understand the relationship of the public with the TV newscast of public television in Brazil. With the promise of being a television that serves the interests of society and allows citizen participation in the right to communication, our proposal was to analyze how the viewers see this product, if they perceive differences in relation to the content displayed by the commercial broadcasters and If they feel contemplated with what is offered to them. This analysis was based on the narratives generated by the participants of the research after the contact with news pieces of “RepórterBrasil”, the main nationwide newscast of the public broadcaster. The relevance of the study is observed because television is still the main means of access to information in Brazil and public television is being implemented in the country, since it is not yet recognized as such. The research focused on the consumption of media complements a series of studies carried out by researchers from the Federal University of Juiz de Fora (UFJF,) through the Laboratory of Journalism and Audiovisual Narratives of UFJF, which focused on the implementation of public television in Brazil, with the creation of the “EmpresaBrasil de Comunicação” in 2007. Throughout this study, it is presented a bibliographical survey on how the study of television reception and audiovisual consumption has been done in Brazil and in Juiz de Fora, in the search to understand the researches on the interaction between receivers and the means of communication. As a methodology for the empirical research we used the analysis of audiovisual materiality, based on the Drama of Tele-journalism, and for the field research, the composition of focus groups for the Study of Media Consumption. The proposal was to map the meanings and narratives produced by citizens and teachers about the public character of “RepórterBrasil”, with emphasis on their evaluation of citizen participation in the newscast content.pt_BR
dc.description.resumoA proposta da dissertação é buscar pistas para compreender a relação do público com o telejornal da televisão pública no Brasil. Com a promessa de ser uma televisão que atenda aos interesses da sociedade e permita a participação do cidadão no direito à comunicação, nossa proposta foi analisar de que maneira o telespectador enxerga esse produto, se ele percebe diferenças em relação ao conteúdo exibido pelas emissoras comerciais e se ele se sente contemplado com o que lhe é oferecido. Essa análise foi baseada nas narrativas geradas pelos participantes da pesquisa após o contato com matérias do Repórter Brasil, principal telejornal de alcance nacional da emissora pública. Observa-se a pertinência do estudo por ainda ser a televisão o principal meio de acesso à informação no Brasil e pela televisão pública estar em fase de implantação no país, uma vez que ela ainda não é reconhecida como tal. A pesquisa com foco no consumo de mídia vem complementar uma série de estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora por meio do Laboratório de Jornalismo e Narrativas Audiovisuais da UFJF com foco na implantação da televisão pública no Brasil, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação em 2007. No percurso, traz-se um levantamento bibliográfico de como o estudo da recepção televisiva e consumo audiovisual vem sendo feito no Brasil e em Juiz de Fora, na busca em compreender as pesquisas sobre a interação entre os receptores e os meios de comunicação. Como metodologia para a pesquisa empírica utilizamos da análise da materialidade audiovisual, com base na Dramaturgia do Telejornalismo, e para pesquisa de campo, a composição de grupos focais para o Estudo do Consumo de Mídia. A proposta foi mapear os significados e narrativas produzidos por cidadãos e professores acerca do caráter público do Repórter Brasil, com ênfase em sua avaliação sobre a participação dos cidadãos no conteúdo do telejornal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTelejornalismo públicopt_BR
dc.subjectRecepçãopt_BR
dc.subjectConsumo de mídiapt_BR
dc.subjectTV Brasilpt_BR
dc.subjectRepórter Brasilpt_BR
dc.subjectPublic tele-journalismpt_BR
dc.subjectReceptionpt_BR
dc.subjectMedia consumptionpt_BR
dc.subjectTV Brasilpt_BR
dc.subjectRepórterBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.titleTelejornalismo e público: as narrativas do encontro com a informação no Repórter Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.