Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9922
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anamariabelosevichsosa.pdf951.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Virgílio Cézar da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0934800941246776pt_BR
dc.contributor.referee1Esther, Angelo Brigato-
dc.contributor.referee2Silva, Leandro Ribeiro da-
dc.creatorSosa, Ana Maria Belosevich-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-06T19:41:06Z-
dc.date.available2019-04-24-
dc.date.available2019-05-06T19:41:06Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9922-
dc.description.abstractThis research aims to comprehend to what extent it is possible that a second sector organization can adopt a management model that is not totally oriented by instrumental rationality. The object of this study was the communication agency Sátia – Comunicação Consciente. The instruments of data collection were: the semi-structured interview, applied with five of the six members of the staff, and documentary analysis. The evidence analysis was made through an analysis table where Social Management foundations (characterized by communicative action) were confronted with its analogous elements existing in Strategical Management (oriented by instrumentality). The research has concluded the company studied works with a management model that reflects largely the foundations of Social Management, being characterized as an horizontal management, with a strong presence of dialogicity and intersubjectivity. Therefore, through the pieces of evidence collected it can be perceived that the organization is more oriented by the communicative acting than by the instrumental acting. Although most Social Management foundations are present, there is a certain dose of instrumentality in the organization, due to being a second sector organization. The company aims to ally values and purpose of the staff with sustainability in the Market, getting this balance through dialogue and the consensus among all the members of the staff.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo compreender até que ponto é possível que uma organização do segundo setor adote um modelo de gestão não seja toalmente orientado pela racionalidade insturmental. O objeto de estudo foi a agência de comunicação Sátia-Comunicação Consciente. Como meio de coleta e análise de dados foram utilizados a entrevista semiestruturada, realizada com cinco dos seis membros da equipe, e a análise documental. A análise das evidências foi realizada por meio de uma quadro de análise onde se contrapunham os fundamentos da Gestão Social (caracterizada pelo agir comunicativo) e seus elementos análogos existentes na Gestão Estratégica (orientada pela instrumentalidade). A pesquisa concluiu que a empresa objeto de estudo possui um modelo gestão que reflete em grande parte os fundamentos da gestão social, caracterizando-se como uma gestão horizontal, com forte presença de intersubjetividade e dialogicidade. Portanto, percebe-se através das evidências levantadas, que a organização é orientada mais pelo agir comunicativo que pelo agir instrumental. Embora a maioria dos fundamentos da Gestão Social estejam presentes, existe certa dose de instrumentalidade na organização, justamente por se tratar de uma organização do segundo setor. A empresa busca aliar valores e propósito da equipe com a sustentabilidade no mercado, conseguindo esse equilíbrio por meio do diálogo e do consenso entre todos os integrantes da equipe.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão socialpt_BR
dc.subjectRacionalidadept_BR
dc.subjectAgir comunicativopt_BR
dc.subjectSocial managementpt_BR
dc.subjectRationalitypt_BR
dc.subjectCommunicative actionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleÉ possível aliar valores e propósitos substantivos com desempenho no mercado? um estudo sobre os fundamentos da gestão social em uma organização privadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus JF - TCC Graduação



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.