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dc.contributor.advisor1Thomé, Cláudia de Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Musse, Christina Ferraz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783951D0pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorToledo, Marcela Valladares de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8562900U1pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-23T14:26:38Z-
dc.date.available2019-04-22-
dc.date.available2019-04-23T14:26:38Z-
dc.date.issued2019-01-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9872-
dc.description.abstractThis research proposes an exercise in re-reading the narratives published by the chronicler Cosette de Alencar in 1968 in the “Canto de Página” column, published in the newspaper “Diário Mercantil”, in Juiz de Fora, presenting the analysis of his chronicles in three different moments of the “year that did not end”: the repercussion of the death of student Edson Luís in the column in April 68, the expressive and revolutionary May 68 and the month of the “Passeata dos Cem Mil” in June 68. Following the methodology of content analysis proposed by Laurence Bardin, the work seeks to detect how the chronicler addressed the issue of the crisis of education in France, from De Gaulle, and Brazil, in full military dictatorship. The analysis also seeks to see what the narrative strategies were at that historical moment, and how the student crisis scheduled the column in a newspaper that supported the military coup in 1964. It is a remembrance of this period of dictatorial hardening, half a century later, evidencing the power of the journalistic chronicle as an opinion maker in a context of censorship and repression.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe um exercício de releitura das narrativas publicadas pela cronista Cosette de Alencar em 1968, na coluna “Canto de Página”, veiculada no jornal “Diário Mercantil”, em Juiz de Fora, apresentando a análise de suas crônicas em três momentos distintos do “ano que não terminou”: a repercussão da morte do estudante Edson Luís na coluna em abril de 68, o expressivo e revolucionário maio de 68 e o mês da Passeata dos Cem Mil em junho de 68. Seguindo a metodologia de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin, este trabalho busca detectar como a cronista abordou a temática da crise da educação na França, de De Gaulle, e no Brasil, em plena ditadura militar. A análise busca também observar quais foram as estratégias narrativas naquele momento histórico, e como a crise estudantil agendou a coluna, em um jornal que apoiou o golpe militar em 1964. Trata-se da rememoração deste período de endurecimento ditatorial, meio século depois, evidenciando o poder da crônica jornalística como formadora de opinião em um contexto de censura e repressão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectDiário Mercantilpt_BR
dc.subjectCosette de Alencarpt_BR
dc.subjectJournalismpt_BR
dc.subjectChronicpt_BR
dc.subjectDictatorshippt_BR
dc.subjectDiario Mercantilpt_BR
dc.subjectCosette de Alencarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleO cronismo de Cosette no ano do AI-5:a repercussão da crise estudantil no Canto de Páginapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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