Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9869
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
daniloguimaraesdossantos.pdf580.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lopes, Charlie Hudson Turette-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6948375182304769pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, Danilo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Santiago, Cássia Viviani Silva-
dc.creatorSantos, Danilo Guimarães dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4284230132820629pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-22T18:41:13Z-
dc.date.available2019-04-01-
dc.date.available2019-04-22T18:41:13Z-
dc.date.issued2017-02-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9869-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste estudo disserta sobre as adaptações adotadas, ou exigidas, no setor da hotelaria para estabelecer um padrão de qualidade que diferencie os estabelecimentos. Em decorrência de eventos como a Copa do mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, sediados no Brasil, foram incorporados padrões internacionais de qualidade aos já existentes para hospedar o crescente número de turistas. Tais padrões da qualidade são determinados pelo governo, na forma da classificação por estrelas, certificados ISO e pelas ferramentas da qualidade que servem como base para esses certificados. O trabalho tem como objetivo analisar o processo de implementação de certificações de qualidade em um hotel em Juiz de Fora que implantou a ISO 9001 e ISO 14001. Foi realizada pesquisa de campo na forma de entrevista que, aliada aos pressupostos teóricos, evidenciou uma constante tendência de adaptação do setor hoteleiro na adoção dos padrões de qualidade, conforme os interesses da marca. É questionado ainda o impacto das certificações no marketing do hotel e na percepção da marca pelo cliente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectHotelariapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleA certificação da qualidade em hotelaria: estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Forapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus JF - TCC Graduação



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.