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dc.contributor.advisor1Rosa, Waleska Marcy-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9184422578832779pt_BR
dc.contributor.referee1Christofoletti, Rodrigo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3101885496629084pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Marcos Felipe Lopes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4675052902167592pt_BR
dc.creatorTarabossi, Priscila Angelo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3328962321922352pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-17T13:36:16Z-
dc.date.available2019-01-22-
dc.date.available2019-04-17T13:36:16Z-
dc.date.issued2018-11-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9844-
dc.description.abstractThe present work dedicates itself to the analysis of popular participation in the process of establishing a site as a heritage site, corresponding to an empirical research, of which object of analysis consists in a public hearing and a informal meeting envollving the neighborhood community of Poço Rico. More specifically, this work focuses on the discourse analysis present in these documents, having as theoretical framework the Critical Discourse Analysis (CDA). The general objective of this work consists in checking the discourse used in these meetings in a way to verify if they contributed or not to the protection of heritage site, stimulating and ensuring the right to memory of this community with the object of the legal action. The work has yet, as a specific objective, the analysis of popular participation in the legal process of establishing heritage site, wich involves: a) the identification of the degree of knowledge of this community about that process, their rights and duties; b) verifying their comprehension about this institution of heritage site and in what that implicates for the site itself and, c) the analysis of the consequences of this participation, or non-participation, to the effectiveness of the preservation of the local heritage site. For theoretical framework it made use of Norman Fairclough's theory, main name of the CDA, and of the concept of historical patrimony brought by François Choay, and other authors in law and patrimonial fields. Accordingly to the study developed, it is possible to notice the importance of heritage education in order to perceive effective popular participation in the process of establishing heritage site , in a way to enable the protection of heritage site in a local and national aspect.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se dedica à análise da participação popular no processo de tombamento, tratando-se de pesquisa empírica, que tem por objeto atas de reuniões realizadas com a comunidade afetada no processo de tombamento do conjunto paisagístico do bairro do Poço Rico – uma informal, de iniciativa da FUNALFA, e outra realizada na Câmara de Juiz de Fora -, anexadas ao processo físico. Mais especificamente, o trabalho se desdobra sobre a análise do discurso presente nestes documentos, tendo por marco teórico a Análise Crítica do Discurso (ACD). O objetivo geral do trabalho consiste na verificação do discurso empregado nestas reuniões, de forma a averiguar se o mesmo contribui ou não para a efetivação da preservação do patrimônio, incentivando e garantindo o direito à memória desta comunidade com relação ao objeto da ação de tombamento. Possui, ainda, como objetivo específico, analisar a participação da comunidade no processo de tombamento, perpassando: a) pela identificação do conhecimento dessa comunidade com relação ao processo, seus direitos e deveres; b) pela verificação de sua compreensão do que seja o instituto do tombamento e em que o mesmo implica para o patrimônio tombado e, c) pela análise das consequências dessa participação, ou não-participação, para a efetiva proteção do patrimônio local. Para o embasamento teórico, utilizou-se a teoria de Norman Fairclough, principal nome da ACD, e do conceito de patrimônio trazido por François Choay, além de outros autores do campo jurídico e do campo do patrimônio. De acordo com o estudo desenvolvido, é possível perceber a importância da educação patrimonial a fim de que se dê a efetiva participação popular dentro do processo de tombamento, de modo a assegurar a preservação do patrimônio nacional e local.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConjunto paisagístico do Poço Ricopt_BR
dc.subjectTombamentopt_BR
dc.subjectAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subjectParticipação popularpt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectProteção do patrimônio materialpt_BR
dc.subjectLandscape set of Poço Ricopt_BR
dc.subjectHeritage sitept_BR
dc.subjectCritical discourse analysispt_BR
dc.subjectPopular participationpt_BR
dc.subjectHeritage educationpt_BR
dc.subjectHeritage preservationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALpt_BR
dc.titleParticipação popular no processo de tombamento coletivo no conjunto paisagístico do Poço Rico: análise do discurso das atas de reuniões informativas sobre o tombamento com a comunidade afetadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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