https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/981
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
roselitasoaresdefaria.pdf | 743.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Polon, Thelma Lúcia Pinto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791904P4 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mattos, Graciele Fernandes Ferreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771842T0 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Victor Cláudio Paradela | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2 | pt_BR |
dc.creator | Faria, Roselita Soares de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-24T02:06:08Z | - |
dc.date.available | 2016-03-21 | - |
dc.date.available | 2016-04-24T02:06:08Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/981 | - |
dc.description.abstract | This work aims to discuss the dropout and retention in the young people and adults education (EJA) of students from a Belo Horizonte public school. It also aims to analyze how school management can contribute to the identification of factors that lead to students dropout, and how school management can increase the index of permanence of EJA students. This is a case study of a school which offers EJA elementary school since 2002. This institution has searched for quality work in EJA. However, the dropout has been one of its main challenges. This study is justified by the school's specific need to realize how far it can influence to increase the index of students' permanence in the institution and what actions can be implemented in order for this to happen. Understanding how this problem occurs will help the school to propose actions and setting it's responsibility in reducing dropout. The theoretical basis is supported by the establishment of EJA as a public policy and by the need to define what constitutes quality in this type of education. The methodology used was the case study, with the following instruments: interviews, document analysis, literature research and participant observation. The data collected and its analysis according to the theoretical framework is the basis for the intervention plan. The plan was based, primarily, on management's performance for: mobilization and strengthening of the team work; reducing dropout and provide systematic means of communication in a work attentive to the students’ needs. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objeto discutir a evasão e permanência na educação de jovens e adultos em uma escola pública da rede municipal de Belo Horizonte. Objetiva, ainda, analisar como a gestão escolar pode contribuir para a identificação dos fatores que levam à evasão, bem como atuar para a sua diminuição elevando os índices de permanência e conclusão dos estudantes nessa modalidade. Trata-se, portanto, de um estudo de caso de uma escola que oferece a modalidade EJA de Ensino Fundamental desde 2002. Tal instituição apresenta uma trajetória de trabalho na busca pela qualidade nessa modalidade de ensino. No entanto, tem na evasão escolar um dos seus principais desafios. Este estudo se justifica pela necessidade concreta da escola de perceber como e de que maneira pode influenciar para aumentar a permanência dos seus alunos na instituição até a certificação e quais ações podem ser implementadas nesse sentido. Entender a dinâmica na qual o problema se dá contribuirá para a proposição de ações e definição da responsabilidade da gestão escolar na diminuição da evasão. A base teórica a ser desenvolvida está apoiada na constituição da EJA enquanto política pública e na necessidade de se definir em que consiste a qualidade de atendimento nessa modalidade de ensino. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com os seguintes instrumentos: entrevista, análise documental, pesquisa bibliográfica e observação participante. Os dados coletados e a sua análise à luz do referencial teórico, constituíram a base para o plano de intervenção. O plano se pautou, principalmente, na atuação da gestão para mobilização e fortalecimento da equipe de trabalho visando a diminuir a evasão e constituir mecanismos sistemáticos de comunicação para o desenvolvimento de um trabalho atento às necessidades dos estudantes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Evasão e permanência escolar | pt_BR |
dc.subject | School management | pt_BR |
dc.subject | Young People and Adult Education - EJA | pt_BR |
dc.subject | Permanence and school dropout | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Evasão e permanência na EJA: por um trabalho de qualidade na gestão de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.