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dc.contributor.advisor1Polon, Thelma Lúcia Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791904P4pt_BR
dc.contributor.referee1Mattos, Graciele Fernandes Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771842T0pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2pt_BR
dc.creatorFaria, Roselita Soares de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T02:06:08Z-
dc.date.available2016-03-21-
dc.date.available2016-04-24T02:06:08Z-
dc.date.issued2013-10-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/981-
dc.description.abstractThis work aims to discuss the dropout and retention in the young people and adults education (EJA) of students from a Belo Horizonte public school. It also aims to analyze how school management can contribute to the identification of factors that lead to students dropout, and how school management can increase the index of permanence of EJA students. This is a case study of a school which offers EJA elementary school since 2002. This institution has searched for quality work in EJA. However, the dropout has been one of its main challenges. This study is justified by the school's specific need to realize how far it can influence to increase the index of students' permanence in the institution and what actions can be implemented in order for this to happen. Understanding how this problem occurs will help the school to propose actions and setting it's responsibility in reducing dropout. The theoretical basis is supported by the establishment of EJA as a public policy and by the need to define what constitutes quality in this type of education. The methodology used was the case study, with the following instruments: interviews, document analysis, literature research and participant observation. The data collected and its analysis according to the theoretical framework is the basis for the intervention plan. The plan was based, primarily, on management's performance for: mobilization and strengthening of the team work; reducing dropout and provide systematic means of communication in a work attentive to the students’ needs.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto discutir a evasão e permanência na educação de jovens e adultos em uma escola pública da rede municipal de Belo Horizonte. Objetiva, ainda, analisar como a gestão escolar pode contribuir para a identificação dos fatores que levam à evasão, bem como atuar para a sua diminuição elevando os índices de permanência e conclusão dos estudantes nessa modalidade. Trata-se, portanto, de um estudo de caso de uma escola que oferece a modalidade EJA de Ensino Fundamental desde 2002. Tal instituição apresenta uma trajetória de trabalho na busca pela qualidade nessa modalidade de ensino. No entanto, tem na evasão escolar um dos seus principais desafios. Este estudo se justifica pela necessidade concreta da escola de perceber como e de que maneira pode influenciar para aumentar a permanência dos seus alunos na instituição até a certificação e quais ações podem ser implementadas nesse sentido. Entender a dinâmica na qual o problema se dá contribuirá para a proposição de ações e definição da responsabilidade da gestão escolar na diminuição da evasão. A base teórica a ser desenvolvida está apoiada na constituição da EJA enquanto política pública e na necessidade de se definir em que consiste a qualidade de atendimento nessa modalidade de ensino. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com os seguintes instrumentos: entrevista, análise documental, pesquisa bibliográfica e observação participante. Os dados coletados e a sua análise à luz do referencial teórico, constituíram a base para o plano de intervenção. O plano se pautou, principalmente, na atuação da gestão para mobilização e fortalecimento da equipe de trabalho visando a diminuir a evasão e constituir mecanismos sistemáticos de comunicação para o desenvolvimento de um trabalho atento às necessidades dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectEvasão e permanência escolarpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectYoung People and Adult Education - EJApt_BR
dc.subjectPermanence and school dropoutpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEvasão e permanência na EJA: por um trabalho de qualidade na gestão de uma escola da rede municipal de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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