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dc.contributor.advisor1Moura, José Flávio de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2264409635716797pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, José Flávio de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2264409635716797pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Janayna Katyuscia Freire de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9747365050145239pt_BR
dc.contributor.referee3Horta, Eduardo Duarte-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8779095444716388pt_BR
dc.creatorSilva, Alessandra Maria Gonçalves Petrato-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-11T13:59:33Z-
dc.date.available2018-09-10-
dc.date.available2019-04-11T13:59:33Z-
dc.date.issued2017-07-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9784-
dc.description.abstractThe objective of this work is to make a comparative study between the Cost Systems implemented by the Brazilian Army (SISCUSTOS) and the Federal Government (SIC), which does not aim to verify the models of computational modeling methods. Centers of Custody of Projects / Activities and Programs, Generative Management for Decision Making and Legal Surveillance Framework. The methodology adopted was qualitative, descriptive, obtained by means, based on e-mails sent to the National Treasury Secretariat and bibliographical references. The system adopted by ABC (SISCUSTOS) allows to measure each action of the government. With this objective, it is better suited for its use in the Public Sector, since it has a management decision-making goal for the provision of services and activities.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo fazer um estudo comparativo entre os Sistemas de Custos implantados pelo Exército Brasileiro (SISCUSTOS) e o pelo Governo Federal (SIC), no sentido de verificar as seguinte características desses modelos: métodos de custeio, forma de alocação dos insumos aos centros de custos a projetos/atividades e programas, finalidade gerencial para tomada de decisão e cumprimento das exigências legais. A metodologia adotada foi qualitativa, descritiva, obtida por meio, entrevista feita através de e-mails enviados para Secretaria do Tesouro Nacional e referências bibliográficas. Pode se concluir que no sistema do custeio ABC adotado pelo Exército Brasileiro (SISCUSTOS) permite mensurar cada ação do governo. Com isso, efetivamente, é o mais adequado para sua utilização no Setor Público, pois possui finalidade de gerenciamento para tomada de decisão para fornecimento de serviços e atividades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema de custospt_BR
dc.subjectImplantaçãopt_BR
dc.subjectSICpt_BR
dc.subjectSISCUSTOSpt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleCustos na administração pública: um estudo comparativo dos sistemas de custos do Exército Brasileiro e do Governo Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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