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dc.contributor.advisor1Dias, Zwínglio Mota-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734997A6pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Faustino Luiz Couto-
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dc.contributor.referee2Roos, Jonas-
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dc.contributor.referee3Ribeiro, Cláudio Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee4Cavalcante, Ronaldo de Paula-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776095E9pt_BR
dc.creatorMathias, Luiz Guilherme Kochem-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4506327T6pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T02:02:53Z-
dc.date.available2016-03-07-
dc.date.available2016-04-24T02:02:53Z-
dc.date.issued2013-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/977-
dc.description.abstractDuring the second half of the twentieth century in the West, the broader range of religious phenomena and experience emerged as a locus of legitimate theological concern, with numerous theologians seeking to contribute toward the construction of systematic reflection on the topic. Among them, the German-American theologian Paul Tillich emerged as one of the most significant, being that he was one of the first Protestant theologians to reflect upon the possibility and need for the creation of a christian systematic theology capable of take other traditions in consideration and capable of entering into creative dialogue with them. We maintain, from the research that the world religions in one form or another, have always been present in the development of his thought. However, a little number of works pay attention to this issue and deepen the task. Recurrently, point to the Tillich's interest in the subject of religious plurality as being predominant in the final years of his life, due to the experiences that he lived in the period from the trip to Japan in 1960 as the personal contact with representatives of other religious traditions, a joint seminar with Mircea Eliade and the perception of him, of a new "situation" of the world. This research supports the idea that religious pluralism has been at the Tillich's interpretive horizon, making him look even break in his theological activity, with what he called provincialisms. Even if one can not deny the importance of religious plurality in the last years of his reflections acquired, we want to point and analyze how he approached the non-Christian religious traditions and to what extent the approaches thereto reflect systematic theological in its production.pt_BR
dc.description.resumoA partir da segunda metade do século XX a pluralidade do fenômeno religioso, no Ocidente, se tornou um locus legítimo de reflexão teológica, e não poucos teólogos têm buscado, desde então, contribuir para a construção de uma reflexão sistemática sobre o tema. Entre eles, o teólogo teuto-americano Paul Tillich desponta como um dos mais significativos, por ter sido um dos primeiros teólogos protestantes a cogitar a possibilidade e necessidade de uma teologia cristã capaz de considerar positivamente outras tradições religiosas e tentar dialogar com elas. Sustentamos, a partir da pesquisa, que as religiões mundiais, de uma forma ou de outra, sempre estiveram presentes no desenvolvimento de seu pensamento. Poucos, porém, são os trabalhos que atentam para e aprofundam tal questão. Recorrentemente, o apontamento está direcionado para o interesse tillichiano pela temática da pluralidade religiosa como algo preponderante nos anos finais de sua vida, devido às experiências por ele vividas no período, a partir da viagem ao Japão em 1960, como o contato pessoal com representantes de outras tradições religiosas, um seminário conjunto com Mircea Eliade e a percepção, da parte dele, de uma nova “situação” do mundo. A presente pesquisa, defende a tese de que a pluralidade religiosa sempre esteve no horizonte interpretativo tillichiano, fazendo-o mesmo buscar romper, em sua atividade teológica, com aquilo que ele chamou de provincianismos. Mesmo que não se possa negar a importância que a pluralidade religiosa nos últimos anos de suas reflexões adquiriu, pretendemos apontar e analisar como ele abordou as tradições religiosas não-cristãs e em que medida as aproximações às mesmas refletem em sua produção teológica sistemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaul Tillichpt_BR
dc.subjectTeologia Sistemáticapt_BR
dc.subjectReligiões Mundiaispt_BR
dc.subjectPaul Tillichpt_BR
dc.subjectSystematic Theologypt_BR
dc.subjectWorld Religionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleTeologia sistemática e religiões mundiais: aproximações tillichianas ao tema da pluralidade religiosapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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