Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9763
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
helenaoliveirateixeiradecarvalho.pdf2.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pernisa Júnior, Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707069Y3pt_BR
dc.contributor.referee1Thomé, Cláudia de Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798284Z7pt_BR
dc.contributor.referee2Lins, Consuelo da Luz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781462U1pt_BR
dc.creatorCarvalho, Helena Oliveira Teixeira de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8407270Y2pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-11T11:47:49Z-
dc.date.available2019-04-05-
dc.date.available2019-04-11T11:47:49Z-
dc.date.issued2019-02-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9763-
dc.description.abstractThe present research proposes to study how life stories are constructed and worked on the works of Eduardo Coutinho, analyzing how procedures and techniques - from pre-production research, through filming to post-production assembly - influence the result Last. From then on, it aims to understand how the so-called realistic narratives are constructed in the audiovisual media, mainly in the process of documentary production. It is hypothesized that the successful end result of the life story conversations present in the director's films is tied not only to his ability to approach people and persuade them to open up to him, but to the whole construction technique that involves the films. It is believed that the technical procedures go beyond the composition of the aesthetic style of the film, being fundamental for reaching the vitality of the narratives. Through the analysis of film and the categories put by José Romão (1981) in the book Introduction to Cinema, we analyzed the films Santo Forte (1999) and Edifício Master (2002), considering the three aspects which Coutinho himself considered fundamental: the meeting, the conversation and the character. The research portrays how the filming procedures and technical choices, as well as the conduct of the conversation by the director and the way the character stands before the camera influence the successful final result, which confers a differential on Coutinho's work in relation to other documentaries and to other audiovisual genres that explore narratives of life stories.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe estudar como as histórias de vida são construídas e trabalhadas nas obras de Eduardo Coutinho, analisando como os procedimentos e técnicas – da pesquisa na pré-produção, passando pelo momento da filmagem até a montagem na pós-produção – influenciam no resultado final. A partir de então, objetiva-se compreender como as chamadas narrativas realistas são construídas nos meios audiovisuais, principalmente no processo de produção de documentários. Parte-se da hipótese de que a construção narrativa das conversas de história de vida presente nos filmes do diretor está atrelado não apenas a sua habilidade de abordar as pessoas e convencê-las a se abrir com ele, mas a toda a construção técnica que envolve os filmes. Acredita-se que os procedimentos técnicos vão além da composição do estilo estético do filme, sendo fundamentais para que se alcance a vitalidade das narrativas. Por meio da análise fílmica e a partir das categorias colocadas por José Eustáquio Romão (1981) no livro Introdução ao Cinema, foram analisados os filmes Santo Forte (1999) e Edifício Master (2002), considerando-se os três aspectos que o próprio Coutinho considerava fundamentais: o encontro, a conversa e a personagem. A pesquisa retrata como os procedimentos de filmagem e as escolhas técnicas, assim como a condução da conversa pelo diretor e a forma como a personagem se coloca diante da câmera influenciam para que a construção narrativa dos filmes de Coutinho se sobressaia em relação a outros documentários e aos demais gêneros audiovisuais que exploram narrativas de histórias de vida.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectEduardo Coutinhopt_BR
dc.subjectDocumentarypt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subjectLife storiespt_BR
dc.subjectEduardo Coutinhopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleNa altura do olho: as histórias de vida nos documentários de Eduardo Coutinhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.