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dc.contributor.advisor1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702639U0pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Roberto Perobelli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702089E5pt_BR
dc.contributor.referee2Sant´Anna, Priscila Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234319Y5pt_BR
dc.creatorMartins, Izabella Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8045423E2pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-11T11:33:33Z-
dc.date.available2019-04-05-
dc.date.available2019-04-11T11:33:33Z-
dc.date.issued2018-07-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9757-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case studied discusses the increase of manifestations and denunciations received by the School Inspection Service of the Regional Superintendence of Metropolitan Education C. The focus of the work are the manifestations received through the Ombudsman's Office and sent by the Educational Ombudsman. The general objective of the research is to analyze the main factors that generate manifestations sent to the School Inspection Service. The specific objectives are: to describe the SRE School Inspection Service and the Educational Ombudsman service in Minas Gerais, to map the main issues of the manifestations received in the SRE in the years 2015 and 2016 and, finally, to propose an action plan to prevent or to reduce complaints. We assume as hypotheses that the inspector has accumulated functions over time, however with the increase of complaints, he has not been able to fulfill part of his duties, since much of his time is spent on investigation and response process. To support the discussion, the theoretical framework contextualizes the public administration in Brazil and discusses the creation of management's accountability proposals of the managerial administration, in addition to considering the role of the inspector in this context and his role in guaranteeing customer citizen satisfaction. To carry out this work, was used as a methodology a case study through a qualitative approach, with the use of questionnaires and documentary analysis. Questionnaires were applied to School Principals and Inspectors to identify their perception about the process of calculating and responding to the manifestations and about the most frequent typologies. The action plan proposes the definition of actions that allow the inspector to fulfill all his duties, which include actions of orientation, supervision and control, as well as the verification and response to the manifestations, focusing on preventive actions that also guarantee greater satisfaction of educational services users.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute o aumento do número de manifestações e denúncias recebidas pelo Serviço de Inspeção Escolar da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C. O foco do trabalho são as manifestações recebidas por meio da Ouvidoria Geral do Estado e encaminhadas pela Ouvidoria Educacional. O objetivo geral da pesquisa é analisar os principais fatores que geram manifestações encaminhadas ao Serviço de Inspeção Escolar. Os objetivos específicos são: descrever o Serviço de Inspeção Escolar da SRE e o serviço de Ouvidoria Educacional em Minas Gerais, mapear os principais assuntos das manifestações recebidas na SRE nos anos de 2015 e 2016 e, por fim, propor um plano de ação para prevenir e/ou reduzir as reclamações. Assumimos como hipóteses que o inspetor vem acumulando funções ao longo do tempo, contudo com o crescimento do número de denúncias, não vem conseguindo cumprir parte de suas atribuições, já que grande parte do seu tempo é dedicado ao processo de apuração e resposta. Para embasar a discussão, o referencial teórico contextualiza a administração pública no Brasil e discute a criação das propostas de accountability da administração gerencialista, além de trazer considerações sobre o papel do inspetor nesse contexto e sua atuação na garantia de satisfação do cidadão-cliente. Para realização deste trabalho, foi utilizada como metodologia o estudo de caso, por meio de uma abordagem qualitativa, com a utilização de questionários e análise documental. Foram aplicados questionários a Diretores e Inspetores Escolares, com vistas a identificar sua percepção sobre o processo de apuração e resposta às manifestações e sobre as tipologias mais frequentes. O plano de ação propõe a definição de ações que permitam que o inspetor possa cumprir todas as suas atribuições, que englobam ações de orientação, fiscalização e controle, além da apuração e resposta às manifestações, com foco em ações preventivas que garantam também maior satisfação dos usuários dos serviços educacionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInspeção escolarpt_BR
dc.subjectOuvidoria educacionalpt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectSchool inspectionpt_BR
dc.subjectEducational ombudsmanpt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOuvidoria educacional e inspeção escolar: as implicações das manifestações recebidas no trabalho do inspetor escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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