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dc.contributor.advisor1Santos, José Alcides Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770461U6pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares Júnior, Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763678U6pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Cristiano Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorSilva, Nelson de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T01:59:38Z-
dc.date.available2016-03-07-
dc.date.available2016-04-24T01:59:38Z-
dc.date.issued2013-10-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/972-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to assess the implementation of the Integrated School Program (IEP) at school manager in two schools of the Municipal Education of Belo Horizonte, and propose an Action Plan aimed Educational enhance this process. The Integrated School Program (IEP), established in 2007 by the city of Belo Horizonte, aims to improve the quality of education from the extension of the school day. The implementation of the program in schools occurs vertically (Top / Down), and from the role of new actors in the process of training the student in the context of generating practical alienation and resistance from various professionals working in the school. In this context the implementation process becomes a challenge for the school management to ensure the achievement of the objectives proposed by the policy. For this study, we adopted the methodology of case study with qualitative approach to data collection made from documentary research and semi-structured interviews with educators who work in the process of implementing the program, the managers and the mainstream education teachers of the schools surveyed. The theoretical approach was through a dialogue with the academic production about the topic. The analysis of research conducted in schools A and B revealed that the process of implementing the program is hampered by flaws in the selection process of cultural agents working in the implementation, the difficulty of linking the program with regular education, the ignorance of the aims by the implementers, lack of conjunction with the Politic Pedagogical School Project and the lack Program by users. Thus, we presented a Plan of Action with Educational actions to be put into practice by school management, aiming an improving process of implementing the program.pt_BR
dc.description.resumoA finalidade deste estudo é analisar a implementação do Programa Escola Integrada (PEI) pelo gestor escolar em duas escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e, a partir dessa análise, propor um Plano de Ação Educacional visando aprimorar esse processo. O Programa Escola Integrada (PEI), implantado em 2007 pela Prefeitura de Belo Horizonte, tem como objetivo melhorar a qualidade da educação a partir da ampliação da jornada escolar. A implantação do Programa Escola Integrada ocorre de forma vertical (Top/Down) e agrega novos atores ao processo de formação do aluno, gerando, no contexto da prática, alienação e críticas por parte dos diferentes profissionais que atuam no ensino regular. Nesse contexto, o processo de implementação torna-se um grande desafio para a gestão escolar no sentido de garantir a concretização dos objetivos propostos pela política. Para a realização do presente estudo, adotou-se a metodologia de estudo de caso de cunho qualitativo, com a coleta de dados realizada por meio de pesquisas documentais e entrevistas semiestruturadas com os educadores que atuam no processo de implementação do Programa e, também, com os gestores e docentes do ensino regular das escolas pesquisadas. O aporte teórico se deu por meio do diálogo com a produção acadêmica sobre o tema abordado. A análise das pesquisas realizadas nas Escolas A e B revelou que a implementação do Programa Escola Integrada foi dificultada por diversos fatores, entre eles: falhas no processo seletivo dos agentes culturais; desconhecimento dos objetivos do Programa por parte dos implementadores; falta de articulação do Programa com o ensino regular e o Projeto Político-Pedagógico da escola; e desconhecimento do Programa pelos usuários. Sendo assim, foi apresentado um Plano de Ação Educacional com ações a serem colocadas em prática pelo gestor escolar, visando o aprimoramento do processo de implementação do Programa Escola Integrada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Escola Integradapt_BR
dc.subjectGestor Escolarpt_BR
dc.subjectImplementaçãopt_BR
dc.subjectIntegrated School Programpt_BR
dc.subjectSchool Managerpt_BR
dc.subjectImplementationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePrograma Escola Integrada: desafios e possibilidades para gestão escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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