https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9718
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Estudo de combustíveis alternativos de automotores.pdf | 55.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Lopes, Maria Cristina Andreolli | - |
dc.creator | Silva, CÍntia Almeida da | - |
dc.creator | Tejo, Tábata | - |
dc.creator | Aparecida, Fellipe Lara | - |
dc.creator | Silva, Daniel Gustavo Mesquita da | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-10T19:15:30Z | - |
dc.date.available | 2019-03-18 | - |
dc.date.available | 2019-04-10T19:15:30Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.citation.issue | XIV | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9718 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho é parte de uma recente pesquisa em nosso laboratório que estuda as propriedades de combustíveis para a redução da poluição atmosférica, causada por emissões veiculares. Foram feitas determinações experimentais da Seção de Choque Total Absoluta (SCTA) para o espalhamento de elétrons por moléculas de hidrocarbonetos. Os dados experimentais foram adquiridos em um aparelho que emprega a técnica de transmissão linear. O aparelho é composto de um canhão de elétrons, uma célula gasosa, um sistema analisador de energia de elétrons e um coletor de Faraday, todos localizados no interior de uma câmara de alto vácuo, bombeada por dois conjuntos de bombas mecânicas e difusoras, propiciando pressões residuais em torno de 1 x 10-6 torr. A SCT para energia de impacto fixa é obtida pelas medidas das intensidades do feixe eletrônico incidente e espalhado e utilizando-se a Lei de Lambert Beer. As medidas foram realizadas na região de energia de 100 a 500 eV com resolução energética melhor que 0,7 eV. Para se produzir valores precisos de SC principalmente na região de energia intermediária é necessário boa resolução energética e angular, devido aos elétrons espalhados a baixo ângulos. Uma análise detalhada das fontes de erros foi realizada e a contribuição total de todas fontes foi estimada em 5%. Os resultados são comparados com dados reportados na literatura, quando existentes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | - | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Estudo de combustíveis alternativos de automotores | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.