Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/970
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anapaulaquadrosdeazevedo.pdf496.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702639U0pt_BR
dc.contributor.referee1Losano, Carmen Cristiane Borges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745198U7pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares Júnior, Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763678U6pt_BR
dc.creatorAzevedo, Ana Paula Quadros de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T01:58:59Z-
dc.date.available2016-03-07-
dc.date.available2016-04-24T01:58:59Z-
dc.date.issued2013-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/970-
dc.description.abstractThe present research conducted an investigation into the impact of the actions by the Regional Metropolitana II, after the changes which occurred in its structure, from the study of two school units. This study will contribute significantly, since it analyzes the implemented changes, as well as the public policy that made it possible to replace the management system of the Regional in question. The methodology utilized was the case study in two schools, one of which presented a good academic performance in the Development Index for Basic Education (IDEB) and the other which did not have a satisfactory academic performance. In order to develop the research we conducted a survey involving Portuguese Language and Mathematics teachers and conducted interviews with the members of the Work Groups (IGTs) and professionals from the main State Education Secretariat. Once conducted the investigation of the case we began its analysis. In the analysis we investigated the following elements: understanding by the school manager regarding the policy, participative management and school climate. This study was developed from the contributions of authors such as Paro, Lück, Condé, Brunet e Weiss. The diagnosis was of fundamental importance to the elaboration of an Education Action Plan (PAE), which proposes the monitoring of schools with a low IDEB and presents the difficulties in implementing policies. The goal is to improve the academic performance of such schools by means of a work of follow-up and intervention conducted by the Regional team alongside the School Inspection and the IGTs that monitor such units.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa desenvolveu uma investigação sobre os impactos das ações da Regional Metropolitana II, após as mudanças ocorridas em sua estrutura, a partir do estudo de duas unidades escolares. Esse estudo contribuirá de forma significativa, pois é pioneiro ao estudar as referidas mudanças implementadas bem como a política pública que possibilitou a substituição do modelo de gestão da Regional em análise. A metodologia utilizada foi o estudo de caso em duas escolas, uma delas por apresentar um bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e outra por não apresentar desempenho satisfatório. Para o desenvolvimento da pesquisa foram aplicados questionários aos professores de Língua Portuguesa e Matemática e entrevistas com os Integrantes do Grupo de Trabalho (IGTs) e profissionais da sede da Secretaria de Estado de Educação. Feita a investigação do caso passou-se a sua análise. Na análise foram investigados os seguintes elementos: compreensão do gestor escolar sobre a política, gestão participativa e clima escolar. Esse estudo foi desenvolvido, a partir da contribuição de autores como Paro (1987), Luck (1998), Conde (2011), Brunet (1992) e Weiss (2009). O diagnóstico realizado foi fundamental para a elaboração de um Plano de Ação Educacional (PAE), que propõe um monitoramento das escolas com baixo desempenho no IDEB e apresenta dificuldades na implementação de políticas. O objetivo é melhorar o desempenho dessas escolas através de um trabalho de acompanhamento e intervenção realizado pela equipe da Regional juntamente com a Inspeção Escolar e os IGTs que acompanham essas unidades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.subjectAcademic performancept_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAnálise do desempenho pedagógico da regional metropolitana II, a partir das mudanças implementadas em sua estrutura pela secretaria de educação do estado do Rio de Janeiro e suas repercussões em duas escolaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.