https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9687
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Identificação de estudantes talentosos.pdf | 56.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Barbosa, Altemir José Gonçalves | - |
dc.creator | Passos, Carolina Sertã | - |
dc.creator | Miranda, Olívia Barbosa | - |
dc.creator | Silva, Juliana Dornelas da | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-10T18:33:33Z | - |
dc.date.available | 2019-03-15 | - |
dc.date.available | 2019-04-10T18:33:33Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.citation.issue | XIV | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9687 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O Programa de Identificação e Desenvolvimento de Estudantes Talentosos – PIDET – é uma parceria entre o Departamento de Psicologia e o Colégio de Aplicação João XXII da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG. Iniciado em 2007, tem como pilares fundamentais: 1) a busca ativa em sala de aula pelos estudantes mais capazes; 2) a participação dos docentes; 3) a identificação baseada em múltipos critérios, envolvendo múltiplos tipos de informação (habilidades cognitivas, desempenho acadêmico e em outros contextos, interesses, estilos de aprendizagem, criatividade etc.), múltiplas fontes de informação (testes, nomeação por pais e pares, auto-designação etc.) e múltiplos momentos de avaliação; 4) o desenvolvimento integral dos alunos; 5) a parceria com a comunidade; 6) o estabelecimento de salas de aula inclusivas, capazes de acolher e promover o sucesso de todos os alunos; e 7) um continuum entre identificação e desenvolvimento. A etapa de identificação faz uso tanto do Sistema de Portas Giratórias quanto da proposta de observação longitudinal por docentes, sendo que os resultados sugerem que as duas propostas não são necessariamente excludentes. Para o desenvolvimento dos estudantes, são empregadas atividades intra e extra-escolares, no horário das aulas e em turno contrário. Além de laboratórios de aprendizagem, o discente identificado tem a oportunidade de participar de um grupo de acompanhamento na escola. São ofertadas, também, atividades fora da escola, na comunidade, de acordo com os interesses e capacidades dos alunos. Não obstante a relevância das demais atividades, o principal local de desenvolvimento dos talentos identificados deve ser a sala de aula. Para tanto, há em andamento um processo de reflexão sobre escolas inclusivas com o corpo docente. Destaca-se que o desenvolvimento considera tanto as capacidades dos discentes quanto seus interesses e, evidentemente, a disponibilidade de recursos na escola e/ou comunidade. As atividades de desenvolvimento buscam, ainda, promover nos alunos capacidades e competências fundamentais para que, no futuro, possam desempenhar papéis que contribuam tanto para o bem estar quanto para a prosperidade da sociedade. Atualmente, são atendidos diretamente pelo PIDET cerca de 80 estudantes com talentos em diferentes domínios, destacando-se o acadêmico e o intelectual. Porém, o principal benefício esperado do programa é promover a melhoria do ensino para todos os alunos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | - | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Identificação de estudantes talentosos: uma comparação entre as perspectivas de Renzulli e Guenther | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.