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dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760099A0pt_BR
dc.contributor.referee1David, Marcus Vinicius-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721788A7pt_BR
dc.contributor.referee2Losano, Carmen Cristiane Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745198U7pt_BR
dc.creatorPereira, Anderson Christian-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4362154D1pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T01:57:10Z-
dc.date.available2016-03-07-
dc.date.available2016-04-24T01:57:10Z-
dc.date.issued2013-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/964-
dc.description.abstractThis study was devoted to analyze how was performed the implementation of public policy for the High School, effective in the State of Minas Gerais, in three state schools belonging to the constituency of the Superintendência Regional de Ensino de Passos (SRE de Passos), observing the way that these norms were widespread in schools, to then propose an Educational Action Plan enabling improvement of assertiveness in this implementation process, that presented several deficiencies in the institutional communication. The theme is relevant, since this stage of Basic Education is problematic throughout the country, holder of the worst rates of proficiency, and many have been proposed reforms to reverse the situation. Professionals from schools and SRE de Passos have participated in the field research, which have given testimonies. Data compiled by CAEd, Inep, Meritt and SRE de Passos were also considered, as well as state and federal legislation. The bibliographical references are used, mainly, authored by Claudio de Moura Castro, Simon Schwartsman, Maria Helena Guimarães de Castro, Sergio Tiezzi, Idalberto Chiavenato, Gustavo Gomes de Matos, Henry Mintzberg and Heloísa Lück, among others. At the end of the analysis, which revealed the existence of problems in institutional communication in this implementation process, an Educational Action Plan has been formulated and submitted, returned to school management, which proposes actions that will contribute to the improvement of institutional communication during the process of implementing education public policy, which is an adaptation of that developed by Gustavo Gomes de Matos, in his "Communication without Entanglement".pt_BR
dc.description.resumoEste estudo se dedicou a analisar como ocorreu a implementação da política pública para o Ensino Médio, vigente no Estado de Minas Gerais, em três escolas estaduais pertencentes à circunscrição da Superintendência Regional de Ensino de Passos (SRE de Passos), observando a forma com que essas normatizações foram difundidas nos estabelecimentos de ensino para, então, propor um Plano de Ação Educacional que possibilite a melhoria na assertividade desse processo de implementação, que apresentou várias falhas na comunicação institucional. A temática é relevante, uma vez que essa etapa da Educação Básica é problemática no país todo, detentora dos piores índices de proficiência, e muitas têm sido as reformas propostas para reverter a situação. Participaram da pesquisa de campo profissionais das escolas e da SRE de Passos, dos quais foram colhidos depoimentos. Também são considerados os dados apurados pelo CAEd, Inep, Meritt e SRE de Passos, bem como a legislação vigente, tanto estadual como federal. Os referenciais bibliográficos utilizados são, principalmente, de autoria de Claudio de Moura Castro, Simon Schwartsman, Maria Helena Guimarães de Castro, Sergio Tiezzi, Idalberto Chiavenato, Gustavo Gomes de Matos, Henry Mintzberg e Heloísa Lück, entre outros. Ao final das análises, que revelaram a existência de problemas na comunicação institucional desse processo de implementação, é formulado e apresentado um Plano de Ação Educacional, voltado à Gestão Escolar, no qual se propõem ações que venham a contribuir com a melhoria da comunicação institucional durante o processo de implementação de políticas públicas educacionais, sendo este uma adaptação do plano elaborado por Gustavo Gomes de Matos, em sua “Comunicação sem Complicação”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação Institucionalpt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectImplementação de Políticas Educacionaispt_BR
dc.subjectResolução SEE nº 2017/11pt_BR
dc.subjectImplementation of Education Policypt_BR
dc.subjectInstitutional Communicationpt_BR
dc.subjectResolução SEE nº 2017/11pt_BR
dc.subjectSchool Managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDesafios da comunicação institucional na implementação da reforma curricular do ensino médio na jurisdição da superintendência regional de ensino de Passospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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