Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/959
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
franciscarosildadeoliveirasales.pdf1.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Machado, Márcia Cristina da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796360H7pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Manuel Palácios da Cunha e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760099A0pt_BR
dc.contributor.referee2Antonialli, Luiz Marcelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786980Y0pt_BR
dc.creatorSales, Francisca Rosilda de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8756662U1pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T01:54:56Z-
dc.date.available2016-03-04-
dc.date.available2016-04-24T01:54:56Z-
dc.date.issued2013-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/959-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the effectiveness degree of the training workshops on appropriation of Simave / Proeb’s results, offered by the Center for Public Policy and Education Evaluation (CAEd) to the Secretariat of Education of Minas Gerais, Brazil, in order to propose improvements in its implementation and evaluation. The choice for this issue is justified by the researcher professional activities, considering that among their duties are the organization and the monitoring of these workshops, which led to the awareness that large-scale evaluations, such as Simave / Proeb, do not make sense if their results are not properly appropriated by the schools, subsidizing, among other things, changes on pedagogical practices in order to improve the quality of education offered. This research, whose approach is qualitative, uses the case study method, and as data collection instruments uses the literature research, the application of semi-structured interviews, and analysis of documents about Educational Evaluation, Educational Management and Training and People Development. The results of this research, besides pointing to the training validity, identify opportunities to improve the interdependent processes – planning, implementation and monitoring – presenting proposals of intervention for each of these processes.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar o grau de eficácia da oficina de capacitação em apropriação dos resultados do Simave/Proeb, oferecida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) à Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, a fim de propor melhorias em sua implementação e avaliação. A escolha do tema justifica-se pelas atividades profissionais da pesquisadora responsável por este estudo, considerando que, entre suas atribuições, estão a organização e o acompanhamento das oficinas citadas, o que motivou a consciência de que as avaliações em larga escala, modalidade na qual se enquadra o Simave/Proeb, não fazem sentido se os seus resultados não forem corretamente apropriados pelas escolas, subsidiando, dentre outras ações, alterações de práticas pedagógicas com o intuito de melhorar a qualidade do ensino ofertado. Portanto, esta pesquisa, cuja abordagem é qualitativa, utiliza como método o estudo de caso, e como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a aplicação de entrevistas semiestruturadas e a análise de documentos sobre os temas Avaliação Educacional, Gestão Educacional e Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas. Os resultados da pesquisa, além de apontarem para a validade das capacitações em questão, identificam oportunidades de melhoria nos processos interdependentes – planejamento, implementação e monitoramento –, apresentando propostas de intervenção para cada um deles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectCapacitação e Desenvolvimento de Pessoaspt_BR
dc.subjectEducational Evaluationpt_BR
dc.subjectSchool Managementpt_BR
dc.subjectTraining and People Developmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA eficácia da oficina de capacitação para apropriação dos resultados do SIMAVE/PROEB: o caso de duas escolas da rede estadual de ensino de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.