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dc.contributor.advisor1Lamas, Fernando Gaudereto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753613P6pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Carla Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739347Z3pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Wallace Faustino da Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238467T2pt_BR
dc.creatorMatos, Marcilene Conceição do Amaral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-04T13:02:11Z-
dc.date.available2019-04-01-
dc.date.available2019-04-04T13:02:11Z-
dc.date.issued2018-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9576-
dc.description.abstractThe research was carried out within the scope of Professional Master’s Program in Education Management and Assessment of Public Policies and Education Assessment Center of Federal University of Juiz de Fora. The management case regards student evasion from adult education, blended modality, in the Center for Continuous Education “Doralice Alves Rodrigues” (CESEC), located in the municipality of Patrocínio, Minas Gerais state. The main point presented herein is how could the management team responsible for the Center for Continuous Education “Doralice Alves Rodrigues” contribute to minimize student evasion rates from adult education? The protection of the right to education, in the scope of adult education, is the result of unwavering fight through Brazil’s educational history, being legitimized as a public policy since the federal constitution from 1988. The research raises some considerations on illiteracy, school evasion and desertion in Brazil. Aiming to answer this question the research has specific objectives: Describe the focused CESEC and evasion rates from 2012-2017; analyze the school’s management team’s, teacher’s and secretary’s perspective on the reasons for school evasion and, propose actions aimed to minimize this rates. Thus, it was carried out a field research at CESEC “Doralice Alves Rodrigues” with nine teachers, manager, supervisor and secretary as the research universe. Thereby, semi structured interviews were carried out with the manager, supervisor and secretary, and questionnaires applied to the teachers aiming to raise information about student evasion from adult education. Data collection was carried out through search on administrative record books of CESEC “Doralice Alves Rodrigues” and on Minas System for School Management. To support the discussion it was committed, beyond the theoretical references, the results from semi structured interviews and questionnaires carried out with educational actors related directly to the institutions work. The information and discussion from this research made possible to draw the Educational Action Plan, with actions to be carried out in the studied CESEC, considering the observation, understanding and the experiences of the professional from the school.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão diz respeito à evasão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade semipresencial, no Centro de Educação Continuada “Doralice Alves Rodrigues”, localizado no município de Patrocínio, estado de Minas Gerais. Apresenta-se como questão central: de que forma a equipe gestora do CESEC – Centro Estadual de Formação Continuada “Doralice Alves Rodrigues” pode contribuir para minimizar as taxas de evasão na EJA? A defesa do direito à educação, no campo da EJA, é resultado da luta constante, ao longo da história educacional brasileira, sendo legitimada como uma política pública a partir da Constituição Federal de 1988. A pesquisa traz algumas considerações sobre o analfabetismo, a evasão e o abandono escolar no Brasil. E no intento de responder a essa questão, a pesquisa possui como objetivos específicos: descrever o CESEC em foco e as taxas de evasão nos anos de 2012-2017; analisar a perspectiva da equipe gestora da escola, professores e secretária sobre os motivos da evasão dos alunos; e propor ações com vistas a minimizar tais dados. Assim, realizou-se a pesquisa de campo no CESEC “Doralice Alves Rodrigues”, sendo o universo da pesquisa nove docentes, a gestora, a supervisora e a secretária. Desse modo, foram feitas entrevistas semiestruturadas com a gestora, a supervisora e a secretária e aplicados questionários aos docentes com vistas a levantar informações a respeito da evasão dos alunos da EJA na escola em foco. Para o levantamento de dados, foi realizada pesquisa em livros de registros administrativos do CESEC “Doralice Alves Rodrigues” e no Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE). Para amparar a discussão, empenhou-se, além dos referenciais teóricos, nos resultados das entrevistas semiestruturas e questionários realizados com atores educacionais envolvidos diretamente com o trabalho na instituição. As informações e discussão realizadas nessa pesquisa possibilitou a confecção de Plano de Ação Educacional com ações a serem realizadas no CESEC em estudo, considerando a observação, o entendimento e as experiências vivenciadas pelos profissionais da referida escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectCESECpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.subjectCESECpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleInvestigando a evasão dos alunos na educação de jovens e adultos (EJA) na modalidade de ensino semipresencialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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