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dc.contributor.advisor1Silva, Teresinha Vânia Zimbrão da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797128D2pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Gilvan Procópio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266730U8pt_BR
dc.contributor.referee2Redmond, William Valentine-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709060J7pt_BR
dc.creatorMaddaleno, Izabella-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4450677E8pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T01:53:11Z-
dc.date.available2016-03-04-
dc.date.available2016-04-24T01:53:11Z-
dc.date.issued2013-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/956-
dc.description.abstractThis dissertation aims to study one of the most important entities of the Western imagination, the Devil, such as it is presented in the works of the writer Joaquim Maria Machado de Assis. For this purpose, we set to perform a reading of the following stories: “Adão e Eva”, “A igreja do Diabo” and “O sermão do Diabo”, in which the Devil appears explicitly as a character, and thus we shall make clear the way in which it has been appropriated by Machadian literature. In “Adão e Eva” we shall demonstrate how Machado de Assis has reinterpreted the Devil’s role in the creation of humankind. In the story “A igreja do Diabo” we shall delineate how the author, through the Devil as a character, criticizes religious institutions. Finally, in the story “O sermão do Diabo”, our purpose is to demonstrate that Machado de Assis, through the Devil as a character, proposes an ironical criticism of nineteenth century society, which had sold its soul to diabolic capital.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem a intenção de estudar uma das figuras mais importantes do imaginário Ocidental, o Diabo, tal como este se apresenta pelas tintas do escritor, Joaquim Maria Machado de Assis. Para tanto, nos propomos realizar uma leitura dos seguintes contos de Machado: “Adão e Eva”, “A igreja do Diabo” e o “Sermão do Diabo”, nos quais o Diabo comparece explícito como personagem, e assim, evidenciaremos de que forma ele foi apropriado pela literatura machadiana. Em “Adão e Eva” procuraremos mostrar de que modo Machado de Assis reinterpreta o papel do Diabo na criação da humanidade. No conto “A igreja do Diabo”, tentaremos delinear de que maneira o escritor, a partir da figura do Diabo, critica as instituições religiosas. E por fim, no conto “O sermão do Diabo”, a proposta é mostrar que Machado de Assis, através do personagem Diabo, constrói uma irônica crítica à sociedade do século XIX, que vendeu sua alma ao diabólico capital.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMachado de Assispt_BR
dc.subjectDiabopt_BR
dc.subjectApropriaçãopt_BR
dc.subjectSociedade do século XIXpt_BR
dc.subjectMachado de Assispt_BR
dc.subjectDevilpt_BR
dc.subjectAppropriationpt_BR
dc.subjectNineteenth century societypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleUm diabo narrado pelas tintas machadianaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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