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dc.creatorVargas, Suzana Lima-
dc.creatorSouza, Rosiane Theodora de Oliveira-
dc.creatorDias, Maria Thereza Lopes-
dc.creatorNascimento, Natália de Paula do-
dc.creatorAntunes, Aida do Amaral-
dc.creatorAbraão, Jeane-
dc.date.accessioned2019-03-29T15:53:53Z-
dc.date.available2019-03-13-
dc.date.available2019-03-29T15:53:53Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.issueXIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9524-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoInvestigamos as operações lingüísticas presentes no processo de escrita, revisão e reescrita de textos produzidos por crianças em ambiente escolar, refletindo, por um lado, sobre o modo como as crianças expressam a configuração textual do agrupamento “narrar” e quais recursos lingüísticos utilizam para tal realização e, por outro lado, descrevendo e interpretando as operações lingüísticas e epilingüísticas realizadas pelas crianças nos processos de refacção de seus textos (Abaurre et al.,2003). A perspectiva metodológica da pesquisa está relacionada ao modelo epistemológico proposto pelo historiador italiano Carlo Ginzburg (1986), denominado "paradigma indiciário”. Esse modelo de análise, de cunho qualitativo, ao ser aplicado ao tratamento dos dados da constituição da escrita, contribuiu para visualizarmos a relação dinâmica entre a criança e a linguagem e interpretar como pistas, marcas, indícios de um processo em constituição aquilo que a criança torna evidente quando manipula a linguagem, ocorrências essas observáveis através das conclusões provisórias, hipóteses, generalizações e sistematizações da criança, presentes nas rasuras, apagamentos, refacções, inserções, entre outros procedimentos lingüísticos e epilingüísticos presentes no processo de produção de textos. Os sujeitos da pesquisa são crianças de 2° e 3° ano do ensino fundamental, alunos de escolas públicas, na faixa etária de 07 a 10 anos, que já dominem alguns recursos básicos da escrita e possam se colocar como leitores de seus próprios textos, sendo capazes de reescrevê-los a partir dos conhecimentos que têm dos textos ligados ao domínio literário. As atividades propostas às crianças, tendo sido planejadas de maneira sistemática, proporcionam a construção de conhecimentos para se apropriarem de diferentes gêneros textuais, por meio da leitura, da produção escrita e da análise lingüística. Além disso, desenvolvem nas crianças a capacidade de analisarem suas produções textuais de acordo com a situação comunicativa para a qual o texto foi produzido, ou seja, se o gênero escolhido, se a estrutura, se o conteúdo e se o nível de língua estão adequados aos interlocutores e cumprem a finalidade do texto. Os procedimentos adotados pelas crianças durante a produção e a revisão textual também revelam que elas construíram conhecimentos sobre as regras de organização da escrita como, por exemplo: segmentação da escrita, ortografia, sinais de pontuação, paragrafação, etc. Acreditamos que o aprendizado da leitura e da escrita pautado no trabalho com os gêneros textuais favoreceu o exercício da interação das crianças com outras pessoas que fazem parte de suas relações sociais e ampliou a sua participação social dentro de uma sociedade letrada. Esse aprendizado assegura a promoção escolar de muitos alunos atendidos pelo projeto, uma vez que eles conquistam as capacidades lingüísticas exigidas para seu bom desempenho nas tarefas em sala de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jrpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO processo de escrita e reescrita de textos por crianças dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Appears in Collections:Seminário de Iniciação Científica



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