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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorRodrigues, Rubens Luiz-
dc.creatorBerbert, Elisa Sathler-
dc.creatorCosta, Amanda Cristina Bastos-
dc.creatorTostes, Fernanda Delgado dos Reis-
dc.creatorTavares, Nivia Rodrigues dos Reis-
dc.creatorSilva, Ana Carolina Brugger-
dc.creatorFonseca, Danilo Oliveira-
dc.date.accessioned2019-03-29T15:53:43Z-
dc.date.available2019-03-15-
dc.date.available2019-03-29T15:53:43Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.issueXIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9523-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve inicio em agosto de 2007 tendo por objetivo contribuir para a compreensão das relações estabelecidas entre Sociedade, Cultura, Educação e Escola. Além disso, busca refletir sobre as condições em que a gestão escolar desenvolve o pluralismo cultural presente na sociedade brasileira, buscando garantir a igualdade do direito educacional para todos; analisar as perspectivas da abordagem cultural pela gestão escolar contribuir para a emancipação dos sujeitos coletivos e individuais, bem como para projetos de transformação social; conhecer a realidade sociocultural das escolas que compõem a rede pública de Juiz de Fora; compreender a concepção de cultura presente na gestão das escolas públicas de Juiz de Fora; e contribuir para que os (as) gestores (as) das escolas públicas municipais e estaduais de Juiz de Fora possam perceber a abordagem cultural como uma estratégia para permitir a democratização, a socialização e a apropriação do conhecimento por parte das classes trabalhadoras. Nessa perspectiva, esse projeto se constitui pelas seguintes questões: Como a gestão das escolas municipais e estaduais de Juiz de Fora vem trabalhando com a perspectiva cultural em seu cotidiano? Qual o sentido que a construção do conhecimento vem assumindo diante de escolas que buscam implementar projetos que abordam a pluralidade cultural, a formação identitária e os valores compartilhados entre sujeitos e grupos presentes no município de Juiz de Fora? Que vínculos no âmbito da gestão são estabelecidos entre igualdade do direito à educação para todos e pluralidade cultural? O procedimento metodológico envolverá três dimensões básicas. Essas três dimensões serão desenvolvidas de maneira articulada com o intuito de estabelecer uma relação sistemática entre produção teórica e investigação de campo na prática da pesquisa. A primeira dimensão refere-se à discussão teórica abordando a construção da democracia no processo de dominação na sociedade brasileira, com suas implicações no âmbito das instituições públicas de educação, no caso as escolas públicas municipais de Juiz de Fora. De modo específico, a revisão bibliográfica buscará mostrar as relações entre Sociedade, Cultura e Educação escolar. A segunda dimensão aponta para a formulação de critérios que orientarão a definição das escolas públicas de Juiz de Fora que participarão da pesquisa de campo. Além disso, buscaremos constituir a autonomia, aprendizagem, participação e qualidade como conceitos que visam constituir e subsidiar não apenas o quadro teórico-prático, mas também a própria pesquisa de campo. O procedimento metodológico envolve a observação sistemática nas escolas públicas selecionadas como instrumento que procurará identificar as concepções e práticas dos diferentes sujeitos em relação à cultura e sua articulação com a gestão. Vale ressaltar, também, a possibilidade de realização de entrevistas e de utilização de recursos audiovisuais para analisar como a gestão das escolas articula os processos socioculturais. A terceira dimensão da metodologia empreende-se a partir da elaboração de um seminário de pesquisa a serem realizados entre o 9º e o 10º mês de desenvolvimento do projeto. Esse seminário pretende ser um momento de ampliação do debate através do convite aos (às) gestores (as) das escolas municipais e estaduais situadas no município de Juiz de Fora, bem como à Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência Regional de Ensino, para refletir, analisar e sistematizar como o tema da cultura é compreendido nas políticas educacionais. Tanto a realização dos seminários quanto o tratamento dos processos culturais nas escolas municipais e estaduais de Juiz de Fora servirão à elaboração de um vídeo sobre o tema da cultura nas escolas públicas do município.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleCultura e construção do conhecimento: desafios e perspectivas presentes na gestão das escolas públicas do município de Juiz de Forapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Aparece en las colecciones: Seminário de Iniciação Científica



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