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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorGago, Paulo Cortes-
dc.creatorHorta, Bruno Defilippo-
dc.creatorFerreira, Cristiane Dias-
dc.creatorRibeiro, Patricia-
dc.creatorLuiz, Sônia Peres Souza-
dc.creatorBarbosa, Tatiana Fernandes-
dc.creatorSantanna, Priscila Fernandes-
dc.creatorAbreu, Mariana Benevides de-
dc.creatorSouza, Deila Martins de-
dc.date.accessioned2019-03-29T15:49:39Z-
dc.date.available2019-03-15-
dc.date.available2019-03-29T15:49:39Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.issueXIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9516-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoSeguindo a perspectiva dos estudos lingüísticos que investigam a relação entre o discurso e as profissões, nosso trabalho irá investigar o discurso de uma assistente social que desempenha o papel de mediadora em um processo de regulamentação de visitas. Tal investigação se faz necessária por haver nos manuais jurídicos, que abordam o tema mediação, uma valorizada discussão sobre o princípio básico da neutralidade e imparcialidade. De acordo com a teoria presente nesses manuais, a tarefa do mediador deve ser realizada com base nos valores de neutralidade e imparcialidade. Segundo Águida Arruda (2003), a mediação é um método através do qual uma 3ª pessoa, neutra e especialmente treinada, permita que envolvidos no conflito ou impasse fortaleçam-se, resgatando a responsabilidade por suas próprias escolhas. Segundo essa noção de que o mediador deve ser neutro e imparcial, alguns paradigmas de pesquisas foram difundidos no campo da mediação. Um deles é o estudo eminentemente teórico (Sousa, 2005, Battaglia, 2007), que pode ser oriundo de profissionais da área de direito, mas não envolvidos com a empiria. Dentro da ampla discussão que o tema neutralidade e imparcialidade pode oferecer, nos focaremos em torno das manifestações lingüísticas as quais funcionam como atos de avaliação. Consideramos a avaliação uma atividade que falantes e receptores preparam dentro do turno de fala e que avalia de algum modo pessoas e eventos que estão sendo descritos dentro de suas falas (GOODWIN, 1980). A partir desses conceitos de avaliação, se dá a importância de investigar como o mediador é (ou se, de fato, ele é) capaz de destituir-se de valores pessoais para exercer o papel de “um terceiro neutro e imparcial”. Desse modo, este trabalho tem por objetivo investigar como e por que se dão os atos avaliativos na fala da mediadora. Nossa proposta de trabalho se apóia nos instrumentais teórico-metodológicos da Sociolingüística Interacional e da Análise da Conversa Etnometodológica. Para o nosso estudo, recorremos à análise da primeira e segunda entrevista de Pré-Mediação de dados gravados em áudio no Fórum de uma cidade do interior do Rio de Janeiro e, em seguida, transcritos. De acordo com as observações feitas até aqui, ressaltamos a importância do estudo dos atos avaliativos da mediadora, pois foi observado na análise dos dados algumas divergências entre o prescrito nos manuais jurídicos e o que de fato acontece na prática da mediação. Notamos ainda que os atos avaliativos estudados apresentam qualidades distintas, tendo funções diversas necessárias na resolução do conflito. Isso nos leva a crer que não há um conceito totalmente fechado sobre neutralidade e imparcialidade e que aplicação desse conceito não se dá de maneira tão direta como acreditam os manuais. Assim, esta discussão se faz indispensável na tentativa de esclarecer alguns pontos ainda obscuros na prática dessa profissão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleContextos de intervenção de terceiras partes em situação de conflito: uma abordagem de microanálise interacional situada do discursopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Aparece en las colecciones: Seminário de Iniciação Científica



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