Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/950
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ritadecassiacostamaia.pdf991.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Gustavo Costa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737719J0pt_BR
dc.contributor.referee2Sampaio, Danilo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739565J8pt_BR
dc.creatorMaia, Rita de Cássia Costa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8568632U7pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T01:50:31Z-
dc.date.available2016-03-04-
dc.date.available2016-04-24T01:50:31Z-
dc.date.issued2013-10-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/950-
dc.description.abstractThe present dissertation addresses the result of the Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio at the Literacy Program Evaluation – PROALFA. In the PROALFA series historical results 2006 to 2010, The Patrocínio/SRE has been occupied the last positions in the scene state with the purpose to understand and to suggest the intervention that improve in this results now presented in this research were selected four regional schools, with similar socio-economic profile and different educational results to observation and analysis. The present study addresses the pedagogical dimension of management school, and your students learning impact and reflect about this learning on regional results . The methodology used is based on the first documental analysis moment of the formal register by schools and forward to SRE/ Patrocínio, compared them with the publications and normative orientation from SEE-MG referents to “ciclo de alfabetização” and to PROALFA. The second moment, it was used a performed personal interview through the structure guide with headmasters and the teaching staff of the schools. The evidence analysed indicates the importance to align the pedagogical practices with focus on success of the students learning. In the last section of this dissertation is presented an idea of intervention to teacher’s continuing training and strategies for monitoring.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação aborda o resultado do Programa de Avaliação da Alfabetização – PROALFA na Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio. Na série histórica de resultados do PROALFA 2006 a 2011, a SRE/Patrocínio ocupou as últimas posições no cenário estadual. Com a intenção de compreender e propor intervenção que melhore esses resultados ora apresentados nesta pesquisa, foram selecionadas quatro escolas da regional, com perfil socioeconômico semelhantes e resultados educacionais diferentes para observação e análise. O presente estudo aborda a dimensão pedagógica da gestão escolar, seu impacto na aprendizagem dos alunos e os reflexos dessa aprendizagem nos resultados da regional. A metodologia utilizada fundamenta-se num primeiro momento da análise documental dos registros formais elaborados pelas escolas e encaminhados à SRE/Patrocínio, confrontando-os com as publicações e orientações normativas da SEE-MG referentes ao ciclo de alfabetização e ao PROALFA. Num segundo momento, utilizou-se das entrevistas pessoais realizadas através de um roteiro semiestruturado com gestores e docentes das escolas. As evidências analisadas sinalizam a necessidade de alinhamento das práticas pedagógicas com foco no sucesso da aprendizagem dos alunos. Na última seção desta dissertação é apresentada uma proposta de intervenção para a formação continuada do professor e mecanismos de monitoramento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão da Aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliações Externaspt_BR
dc.subjectPROALFApt_BR
dc.subjectGestão para Resultadospt_BR
dc.subjectEstudo de Casopt_BR
dc.subjectPatrocínio-MGpt_BR
dc.subjectManagement Learningpt_BR
dc.subjectExternal Evaluationpt_BR
dc.subjectPROALFApt_BR
dc.subjectResults for Managementpt_BR
dc.subjectCase Studypt_BR
dc.subjectPatrocínio-MGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO desempenho de escolas da rede estadual no município de Patrocínio - MG no PROALFA: uma análise dos fatores afetos à gestão escolar de quatro casos comparadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.