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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorRocha, Marlos Bessa Mendes da-
dc.creatorDias, Sabrina de Oliveira Moura-
dc.creatorNeder, Carolina Barbosa-
dc.creatorAlmeida, Cíntia Borges de-
dc.creatorSilva, Marcelo Gomes da-
dc.creatorCarneiro, Vinicius Aguiar Vasconcelos-
dc.creatorFigueiredo, Cíntia Aparecida de-
dc.creatorOliveira, Paloma Rezende de-
dc.creatorCandiá, Milena Aparecida Almeida-
dc.creatorFerreira, Rosangela Veiga Julio-
dc.creatorSouza, Jane Aparecida Gonçalves de-
dc.creatorSouza, Cristiane Oliveira de-
dc.date.accessioned2019-03-29T15:13:27Z-
dc.date.available2019-03-12-
dc.date.available2019-03-29T15:13:27Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.issueXIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9470-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO trabalho que estamos realizando é continuação do anterior, que fez um levantamento inédito no Arquivo Municipal de Juiz de Fora, buscando na documentação ali encontrada a percepção da transição da política pública de educação da fase final do Império – décadas de 1870 e 1880 – para as primeiras duas décadas republicanas. Procurou-se dar “voz” as Atas de Exames Escolares, as tabelas de freqüência escolar, as correspondências as mais diversas: entre professores e inspetores escolares, entre inspetores e a presidência da Câmera Municipal, entre os poderes provinciais e a Câmera etc. A despeito de restrição do campo empírico, o município de Juiz de Fora, partimos do suposto de que no espaço reduzido de uma cidade passa-se algo indiciário de um contexto maior, que requer explicação. Esse emaranhado de dados tem nos levado a formulação de novas hipóteses sobre o processo histórico daquela transição. Tais hipóteses nos apontam um paradoxo: a República em suas primeiras décadas foi menos republicana que o Império em matéria educacional. Isto se deveu, talvez, por conta da prevalência de um projeto de nação de reação à antiga fórmula da centralidade monárquica, através do apelo à autonomia da sociedade, porém acompanhada da redução do compromisso estatal com a sustentabilidade das instituições públicas. Nosso levantamento atual tem privilegiado fontes documentais do Arquivo Público Mineiro (belo Horizonte), do Arquivo Nacional (Rio de Janeiro), bem como fonte jornalisticas locais, tais como os jornais: Minas Gerais, Correio de Minas e Jornal do Comércio, todos encontrados na Biblioteca Murilo mendes (JF). O conjunto dessas informações, a medida em que vão sendo levantadas, são colocadas em um Banco de Dados, que será disponibilizado universalmente num provedor fixo da universidade ainda a ser estabelecido.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jrpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titlePolíticas de educação, escolarização e estratégias de nação: a transição Império/Repúblicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Aparece en las colecciones: Seminário de Iniciação Científica



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