https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9462
File | Description | Size | Format | |
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Polo logístico e desenvolvimento local.pdf | 56.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Bastos, Suzana Quinet de Andrade | - |
dc.creator | Santos, Tatiana Aparecida Sales dos | - |
dc.creator | Almeida, Bernardo Borges de Mattos Mendes de | - |
dc.creator | Souza, Kênia Barreiro de | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T15:06:53Z | - |
dc.date.available | 2019-03-12 | - |
dc.date.available | 2019-03-29T15:06:53Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.citation.issue | XIV | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9462 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Plataformas Logísticas são pontos ou áreas de rupturas das cadeias de transporte e logística nos quais se concentram atividades e funções técnicas e de valor adicional. (TELECONTRANS, 1999). A Europlataforms (1996) descreve uma Plataforma Logística como uma zona delimitada, no interior da qual se exercem, por diferentes operadores, todas as atividades relativas ao transporte, à logística (infra-estrutura para armazenagem, desembaraço aduaneiro, movimentação de mercadorias) e à distribuição de mercadorias, tanto para o trânsito nacional, como para o internacional Bastos e Perobelli (2007), em uma abordagem preliminar, tentaram mostrar o potencial de implantação de uma Plataforma Logística na cidade de Juiz de Fora. Para tal, mostraram a importância da localização da região tanto em termos de estrutura rodo-ferroviária como dos fluxos comerciais que transitam pela cidade. Através de tal análise foi possível perceber que: a) O Rio de Janeiro é um ponto importante de escoamento e entrada do fluxo de comércio internacional do Estado de Minas Gerais, ou seja, em média 32% das exportações e 30% das importações mineiras são realizadas através do Porto do Rio de Janeiro e Sepetiba. b) De forma majoritária, a distribuição do fluxo anteriormente mencionado é realizada pelas rodovias e ferrovias que cortam o município de Juiz de Fora. De acordo com Rocha (2006), apenas os fluxos provenientes das mesorregiões do Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Jequitinhonha não utilizam as estradas que cortam Juiz de Fora para distribuir seus fluxos, e; c) Há um fluxo de comércio interestadual importante entre o Estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro que, em grande parcela, também é distribuído pela estrutura rodo-ferroviária que atende o município de Juiz de Fora. Em outras palavras, cerca de 4% das importações inter-regionais de Minas Gerais têm como origem o Estado do Rio de Janeiro e cerca de 7% das exportações inter-regionais do Rio de Janeiro têm como destino o Estado do Rio de Janeiro. d) Este fluxo se caracteriza prioritariamente pelo transporte ferroviário de produtos siderúrgicos e o transporte rodoviário, além de alguns produtos agrícolas e agroindustriais, fundamentalmente, de produtos industrializados caracterizados como sólidos de alto peso e baixo valor agregado. Dentro deste contexto e, considerando que o exposto acima potencializa a possibilidade de implantação de uma Plataforma Logística na cidade de Juiz de Fora, o presente trabalho objetiva analisar a viabilidade de implantação da Plataforma Logística na Estação Aduaneira do Interior (EADI) ou Porto Seco localizado na cidade de Juiz de Fora O Porto Seco, também conhecido como Estação Aduaneira do Interior (EADI), é um terminal alfandegário de uso público, que tem a função de facilitar os serviços de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de importação e exportação. Nele são executados todos os serviços aduaneiros, a cargo da Secretaria da Receita Federal, permitindo, assim, a sua interiorização com outras cidades do território aduaneiro brasileiro, com ou sem suspensão de tributos. As EADIs surgiram como importante alternativa de interiorização e desconcentração dos procedimentos aduaneiros de importação e exportação, possibilitando maior agilidade, redução de custos principalmente para exportadores e importadores que se localizam distantes dos portos e redução do fluxo de mercadorias nos terminais alfandegados de zona primária (portos, aeroportos e pontos de fronteira). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | - | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.title | Polo logístico e desenvolvimento local: viabilidade de implantação em Juiz de Fora(MG) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
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