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Avaliação do processo ensino-aprendizagem na capacitação dos profissionais do SAMU.pdf56.27 kBAdobe PDFThumbnail
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dc.creatorFurtado, Maria Cristina Vasconcellos-
dc.creatorSouza, Mariana Silva-
dc.creatorGonçalves, Juliana Therezinha Fajoses-
dc.creatorCaixeta, Ana Flavia Alves-
dc.creatorFonseca, Lidia Maria Carneiro da-
dc.date.accessioned2019-03-29T15:00:21Z-
dc.date.available2019-03-14-
dc.date.available2019-03-29T15:00:21Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.issueXIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9452-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: As mudanças no perfil epidemiológico e conseqüentemente, no crescimento das enfermidades relacionadas às urgências, em especial às relacionadas ao sistema cardiovascular e o trauma, têm impulsionado o constante aprimoramento tecno-científico no que diz respeito ao atendimento de urgência em diversos países. Tratando-se de emergências clínicas ou por mecanismo de trauma, certas habilidades são consideradas essenciais. Por isso o treinamento contínuo é reconhecidamente primordial para a aquisição de competência profissional. Nesse contexto entra a importância da educação permanente e continuada, principalmente para os profissionais que trabalham com urgências e emergências, já que manobras e procedimentos realizados erroneamente podem colocar em risco a vida do paciente. Objetivos: Funcionar como meio de aperfeiçoamento e atualização dos conhecimentos técnicos e científicos necessários para a prestação de serviços pelo SAMU-JF; adequar as estratégias de ensino de forma a atender às reais necessidades do serviço. Método: Trata-se de estudo descritivo, de caráter exploratório, com abordagem quantitativa, de amostragem não probabilística e design antes e depois. Foram aplicados pré e pós testes de igual teor, respectivamente antes e após a realização das apresentações de casos clínicos referentes a 13 assuntos abordados pelo projeto de extensão “Educação Permanente em 30 minutos”. Cada questionário constou de 6 questões objetivas, 5 sobre o tema atual e 1 sobre o tema anterior. A população de estudo foi composta por 40 profissionais da área de saúde dentre médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem do SAMU-JF que participaram da pesquisa de forma voluntária. Resultados: Foram aplicados no período de setembro de 2007 a agosto de 2008 um total de 208 questionários, sendo 104 pré e 104 pós-testes. Foram obtidos os seguintes resultados: no pré-teste 51,9% dos participantes acertaram até 3 questões, num total de 5 questões. Já no pós-teste, 72,1% dos participantes acertaram mais do que 3 questões. A sexta questão, referente ao assunto da aula anterior, teve um índice de acerto de 82,4%. Conclusão: Os resultados encontrados mostram que os conhecimentos dos profissionais do SAMU sobre os temas abordados foram influenciados de forma positiva pelas instruções oferecidas, refletidas na melhora da performance dos mesmos no segundo questionário em relação ao primeiro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAvaliação do processo ensino-aprendizagem na capacitação dos profissionais do SAMU-JFpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Appears in Collections:Seminário de Iniciação Científica



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