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dc.contributor.advisor1Santiago, Cássia Viviani Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799742E4pt_BR
dc.contributor.referee1Paradela, Victor Cláudio Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Soraia Marcelino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772836P7pt_BR
dc.creatorPaula, Leandro Talma de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4272159D5pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-27T11:52:41Z-
dc.date.available2019-03-21-
dc.date.available2019-03-27T11:52:41Z-
dc.date.issued2019-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9307-
dc.description.abstractWith the advent of globalization, knowledge has become an essential resource in establishing sustainable competitive advantages for organizations. From this approach, the expression "knowledge management" originated: a set of practices and tools that aim at the creation, storage, dissemination and use of this element in order to reach the organizational objectives. While in the private sector the subject aims to profit and growth of companies, in the public sector its practices and tools aim to improvements in efficiency, effectiveness and quality in the services provided. In this theme, we highlight the stage of creation, composed of four processes of knowledge conversion: socialization, externalization, combination and internalization. In this sense, the general objective of this dissertation was to identify knowledge management practices and tools capable of contributing to the improvement of the conversion processes of a public organization: the Juiz de Fora Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Southeast of Minas Gerais. It was also sought to identify the practices and tools currently used by the servers, the most vulnerable conversion processes in the organization and the presence of individual barriers capable of hindering their development. For that, a documentary research was carried out, applying even a closed questionnaire in a population of 61 servers, with the adoption of a qualitative approach in this last stage. For the study of data, were used tools of descriptive statistics, multivariate analysis and analysis of categorical data. There was then a scarce use of knowledge management practices and tools. The items most cited by the respondents were related to the processes of socialization and internalization, to the detriment of the steps of combination and externalization of the organizational knowledge. Among the individual barriers investigated, three presented the highest percentages of self-identification: the lack of trust among the employees themselves, the negative evaluation of their peers' knowledge, and the need for additional incentives for participation in activities related to the topic. Although the facilitator and promoter aspects related to externalization and internalization stages presented the most unsatisfactory results, it was possible to verify the need to improve all processes of organizational knowledge conversion. These results and their correlations were considered in the elaboration of an Action Plan, aiming at overcoming the main identified vulnerabilities.pt_BR
dc.description.resumoCom o advento da globalização, o conhecimento tornou-se recurso essencial no estabelecimento de vantagens competitivas sustentáveis para as organizações. Deste enfoque, originou-se a expressão “gestão do conhecimento”: um conjunto de práticas e ferramentas que visam à criação, armazenamento, disseminação e utilização deste elemento a fim de atingir os objetivos organizacionais. Enquanto no setor privado o tema objetiva o lucro e o crescimento das empresas, no setor público suas práticas e ferramentas visam promover ganhos de eficiência, eficácia e qualidade nos serviços prestados. Nesta temática, destaca-se a etapa de criação, composta por quatro processos de conversão do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização. Assim, o objetivo geral desta dissertação foi identificar práticas e ferramentas de gestão do conhecimento capazes de contribuir no aprimoramento dos processos de conversão de uma organização pública: o Campus Juiz de Fora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Buscou-se ainda identificar as práticas e ferramentas atualmente utilizadas pelos servidores, os processos de conversão mais vulneráveis na organização e a presença de barreiras individuais que pudessem obstar o desenvolvimento dos mesmos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental, aplicando-se ainda um questionário fechado em uma população de 61 servidores, com a adoção de uma abordagem qualitativa nesta última etapa. Para o estudo dos dados, foram utilizadas ferramentas de estatística descritiva, análise multivariada e análise de dados categóricos. Verificou-se então uma escassa utilização de práticas e ferramentas de gestão do conhecimento. Os itens mais citados pelos respondentes relacionaram-se com os processos de socialização e internalização, em detrimento às etapas de combinação e externalização do conhecimento organizacional. Dentre as barreiras individuais investigadas, três apresentaram os maiores percentuais de autoidentificação: a falta de confiança entre os próprios servidores, a avaliação negativa do conhecimento de seus pares e a necessidade de incentivos adicionais para a participação em atividades relacionadas ao tema. Conquanto os aspectos facilitadores e promotores relacionados às etapas de externalização e internalização tenham apresentado os resultados mais insatisfatórios, foi possível verificar a necessidade de aprimoramento de todos os processos de conversão dos conhecimentos organizacionais. Estes resultados e suas correlações foram considerados na elaboração de um Plano de Ação, visando a superação das principais vulnerabilidades identificadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programMestrado profissional em Administração Pública (Andifes)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectProcessos de conversão do conhecimentopt_BR
dc.subjectOrganizações públicaspt_BR
dc.subjectConhecimento organizacionalpt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectKnowledge conversion processespt_BR
dc.subjectPublic organizationspt_BR
dc.subjectOrganizational knowledgept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.titleDiagnóstico e proposições para os processos de conversão do conhecimento organizacional em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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