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dc.contributor.advisor1Sampaio, Danilo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739565J8pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Caissa Veloso e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261415U0pt_BR
dc.creatorOliveira, Thiago Coutinho de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2019-03-27T11:50:01Z-
dc.date.available2019-03-21-
dc.date.available2019-03-27T11:50:01Z-
dc.date.issued2019-02-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9306-
dc.description.abstractThe advancement of new information communication technologies (ICTs) has brought about significant changes in the way individuals relate, interact and consume products. This change has affected many sectors, including the education sector. This research has the general objective of investigating the factors that most influence the consumption behavior of extension courses in the distance learning (EaD) market. Consumer reactions may vary according to social, cultural, personal and psychological aspects and these are the constructs of this research. The work has a quantitative character and the data were collected through the application of an online questionnaire. Descriptive statistics were used for the analysis of the respondents, analysis of means for comparison of variables and analysis of variance (ANOVA) to validate the hypotheses of similarity between the means of the variables. In order to identify whether there is influence of respondents' characteristics in the results, parameters related to gender, age group, educational level and monthly income were considered, where three moments were identified in which H0 was not rejected, ie, there was a significant difference of averages. In the search to understand which constructs have major and minor relevance in the selection process, the variance analysis method (ANOVA) was used to compare the sample population mean, and to identify if these means differ significantly between them. With a P-value of 0.000, it was possible to compare the averages and to identify the greater by the psychological construct, followed by the personal construct, the cultural construct and finally social construct. It is concluded that the present research points out directives for commercial and marketing actions; that this theme has gained a prominent place in society in the face of new information and communication technologies; and that this appears to be a strong trend for the near future. Finally, we suggest some ways to improve the study, such as the use of other complementary statistical methods and the realization of a new research using interviews for a qualitative analysis in order to gather information that can complement and improve the present conclusions in this study.pt_BR
dc.description.resumoO avanço das novas tecnologias de informação de comunicação (TIC`s) trouxeram mudanças significativas na maneira como os indivíduos se relacionam, interagem e consomem produtos. Essa mudança atingiu diversos setores, entre eles o setor de educação. Esta pesquisa tem o objetivo geral de investigar os fatores que mais possuem influência no comportamento de consumo de cursos no mercado do ensino a distância (EaD). As reações do consumidor podem variar de acordo com aspectos sociais, culturais, pessoais e psicológicos e estes são os constructos desta pesquisa. O trabalho tem caráter quantitativo e os dados foram coletados mediante aplicação de questionário on-line. Foi utilizada a estatística descritiva para análise das respostas, a análise de médias para comparação das variáveis e a análise de variância (ANOVA) para validação das hipóteses de semelhança entre as médias das variáveis. Para identificar se existe influência de características dos respondentes nos resultados, foram considerados parâmetros relacionados a gênero, faixa etária, grau de escolaridade e renda mensal, nos quais foram identificados três momentos em que H0 não foi rejeitado, ou seja, existindo diferença significativa das médias. Na busca de compreender quais constructos tem maior e menor relevância no processo de escolha foi utilizado o método de análise de variância (ANOVA) para comparar a média de população amostral, e identificar se essas médias diferem significativamente entre elas. Com P-Valor de 0,000, foi possível comparar as médias e identificar a maior pelo constructo psicológico, seguida do constructo pessoal, constructo cultural e por fim constructo social. Conclui-se que a presente pesquisa aponta direcionamentos para ações comerciais e de marketing; que este tema tem ganhado um espaço de destaque na sociedade frente as novas tecnologias de informação e comunicação; e que este aparenta ser uma forte tendência para um futuro próximo. Por fim, sugerem-se alguns caminhos para aprimorar o estudo, como a utilização de outros métodos estatísticos complementares e a realização de uma nova pesquisa utilizando-se de entrevistas para uma análise qualitativa de forma a colher informações que possam complementar e aprimorar as conclusões presentes neste estudo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNovas tecnologias de informação de comunicação (TIC`s)pt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectEnsino a Distância (EaD)pt_BR
dc.subjectAnálise de variância (ANOVA)pt_BR
dc.subjectNew Information Communication Technologies (ICTs)pt_BR
dc.subjectConsumer Behaviorpt_BR
dc.subjectDistance Learning (EaD)pt_BR
dc.subjectAnalysis of variance (ANOVA)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleFatores de escolha no comportamento do consumidor na modalidade EaD no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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