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dc.creatorOliveira, Vanderli Fava de-
dc.creatorReis, Raquel Araújo dos-
dc.creatorAlmeida, Tulio Grizende e-
dc.creatorAfonso, Marina Weil-
dc.creatorTeixeira, Larissa Santos-
dc.creatorPinto, Margarida Santos-
dc.date.accessioned2019-03-01T16:05:07Z-
dc.date.available2019-03-01-
dc.date.available2019-03-01T16:05:07Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.issueXIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9301-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo visa realizar um mapeamento dos cursos de engenharia e dos principais setores econômicos nas regiões de planejamento doestado de Minas Gerais, analisando a compatibilidade entre estes com o objetivo de se verificar onde ocorre carência ou disponibilidade dedeterminadas modalidades de engenheira. Foi realizada uma classificação das diversas modalidades em engenharia, com base na ClassificaçãoBrasileira de Ocupações e na divisão dos cursos de engenharia do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Dados disponíveis nossítios do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e da Fundação João Pinheiro (FJP) foram usados paracoletar informações sobre os cursos de engenharia e a economia de Minas Gerais, respectivamente. Com base nas atividades realizadas por cadauma das famílias de engenharia, realizou-se um mapeamento para comparação da compatibilidade entre setores e modalidades de engenhariaofertadas nas regiões. Observa-se uma forte relação entre o número de vagas em cursos de engenharia e o PIB regional das regiões. Verifica-setambém a ocorrência de vários setores econômicos com possibilidade de desenvolvimento no estado, com presença de mão de obra qualificada. Ofomento do desenvolvimento econômico e educacional pelos governos pode ser o principal instrumento na redução das desigualdades presentesdentro dos limites mineiros.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleA educação em engenharia em Minas Gerais: crescimento do número de cursos e de modalidades e consequências pedagógicas no mercado de trabalhopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
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