https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9301
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A educação em engenharia em Minas Gerais.pdf | 59.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Vanderli Fava de | - |
dc.creator | Reis, Raquel Araújo dos | - |
dc.creator | Almeida, Tulio Grizende e | - |
dc.creator | Afonso, Marina Weil | - |
dc.creator | Teixeira, Larissa Santos | - |
dc.creator | Pinto, Margarida Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-01T16:05:07Z | - |
dc.date.available | 2019-03-01 | - |
dc.date.available | 2019-03-01T16:05:07Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.citation.issue | XIV | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9301 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo visa realizar um mapeamento dos cursos de engenharia e dos principais setores econômicos nas regiões de planejamento doestado de Minas Gerais, analisando a compatibilidade entre estes com o objetivo de se verificar onde ocorre carência ou disponibilidade dedeterminadas modalidades de engenheira. Foi realizada uma classificação das diversas modalidades em engenharia, com base na ClassificaçãoBrasileira de Ocupações e na divisão dos cursos de engenharia do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Dados disponíveis nossítios do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e da Fundação João Pinheiro (FJP) foram usados paracoletar informações sobre os cursos de engenharia e a economia de Minas Gerais, respectivamente. Com base nas atividades realizadas por cadauma das famílias de engenharia, realizou-se um mapeamento para comparação da compatibilidade entre setores e modalidades de engenhariaofertadas nas regiões. Observa-se uma forte relação entre o número de vagas em cursos de engenharia e o PIB regional das regiões. Verifica-setambém a ocorrência de vários setores econômicos com possibilidade de desenvolvimento no estado, com presença de mão de obra qualificada. Ofomento do desenvolvimento econômico e educacional pelos governos pode ser o principal instrumento na redução das desigualdades presentesdentro dos limites mineiros. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | - | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.title | A educação em engenharia em Minas Gerais: crescimento do número de cursos e de modalidades e consequências pedagógicas no mercado de trabalho | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.