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dc.creatorMicarello, Hilda-
dc.creatorBaptista, Mônica Correia-
dc.date.accessioned2019-02-27T16:02:33Z-
dc.date.available2019-02-25-
dc.date.available2019-02-27T16:02:33Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.citation.volume34pt_BR
dc.citation.issue72pt_BR
dc.citation.spage169pt_BR
dc.citation.epage186pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.62731pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9283-
dc.description.abstractThis article discusses the professional development of Early Childhood Education teachers as mediators of literary reading and the repercussions of this formative process on classroom practice through an examination of two ongoing research projects conducted through the Federal Universities of Juiz de Fora and Minas Gerais. Literary reading and teaching are approached as a combined articulation of science, art, and life, because both they seek to understand subjects’ cultural experience from these three lenses. Literary education is recognized for its complexity and consequently, as a demanding process from the point of view of the training of teachers as mediators and promoters of literary reading with babies and other small children. Data analysis from these two projects demonstrates the potential of collaborative research to construct educational procedures and practices committed to principles and conceptions that consider literature as art and the education of young children as a right to the expansion of aesthetic experiences.pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo, discute-se a formação de professoras2 da Educação Infantil como mediadoras de leitura literária e as repercussões desse processo formativo nas práticas docentes, com base em dois projetos de pesquisa-ação realizados pelas Universidades Federais de Juiz de Fora e de Minas Gerais. Leitura literária e docência são abordadas numa articulação entre ciência, arte e vida, buscando-se compreender a experiência dos sujeitos com essa prática cultural a partir dessa articulação. A educação literária é percebida na sua complexidade e, consequentemente, como um processo exigente do ponto de vista da formação de professoras como mediadoras e promotoras da leitura literária junto a bebês e demais crianças pequenas. A análise dos dados demonstrou as potencialidades das pesquisas colaborativas no sentido de, a partir de uma análise dos contextos educativos, construir e experimentar, numa parceria entre pesquisadoras e professoras da Educação Infantil, procedimentos e práticas educativas comprometidas com princípios e concepções que consideram a literatura como arte e a educação de crianças pequenas como direito à ampliação das experiências estéticas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEducar em Revistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectChildhood educationpt_BR
dc.subjectProfessional developmentpt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleLiteratura na educação infantil: pesquisa e formação docentept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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