https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9188
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação.pdf | 595.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Neil Franco Pereira de | - |
dc.creator | Amâncio, Márcia Helena | - |
dc.creator | Santos, Sérgio Pereira dos | - |
dc.creator | Sales, Leydiane Vitória | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-25T17:18:53Z | - |
dc.date.available | 2019-02-25 | - |
dc.date.available | 2019-02-25T17:18:53Z | - |
dc.date.issued | 2018-06 | - |
dc.citation.volume | 23 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 24 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9188 | - |
dc.description.abstract | El objetivo fue analizar el enfoque de los estudios sobre raza, etnia y formación docente en la Revista Brasileira de Educação de la Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, de 1995 a 2015. Bajo la correlación de fuentes bibliográficas y documentales, el abordaje cualitativo consiste en el trayecto predominante. La predominancia de la cuestión de raza fue evidente en los análisis, seguida de la temática etnia. La correlación entre raza, etnia y otras configuraciones sociales que caracterizan procesos de exclusión también compusieron la muestra. Otro aspecto destacado fue de que la creación del Grupo de Estudio 21 y del Grupo de Trabajo 21 de dicha asociación y la homologación de las leyes n. 10.639/2003 y n. 11.645/2008, parecen influenciar directamente en la ampliación de publicaciones sobre la cuestión étnico-racial en la Revista Brasileira de Educação. | pt_BR |
dc.description.resumo | Nosso objetivo é analisar o enfoque dos estudos sobre raça, etnia e formação docente na Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 1995 a 2015. Sob a correlação de fontes bibliográficas e documentais, a abordagem qualitativa consiste no trajeto preponderante da pesquisa. A predominância da questão de raça foi evidente nas análises, seguida da temática etnia. A correlação entre raça, etnia e outras configurações sociais que caracterizam processos de exclusão também compuseram a mostra. Outro aspecto destacado foi de que a criação do Grupo de Estudo 21 e do Grupo de Trabalho 21 da referida associação e a homologação das leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 parecem influenciar diretamente na ampliação de publicações sobre a questão étnico-racial na Revista Brasileira de Educação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | - | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estado da arte | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject | Etnia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Revista Brasileira de Educação | pt_BR |
dc.subject | Estado del arte | pt_BR |
dc.subject | Raza | pt_BR |
dc.subject | Etnia | pt_BR |
dc.subject | Educación | pt_BR |
dc.subject | Revista Brasileira de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | - | pt_BR |
dc.title | Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015) | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher education and ethnic/racial content in ANPED’S journal Revista Brasileira de Educação from 1995 through 2015 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.