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dc.creatorAlmeida, Neil Franco Pereira de-
dc.creatorAmâncio, Márcia Helena-
dc.creatorSantos, Sérgio Pereira dos-
dc.creatorSales, Leydiane Vitória-
dc.date.accessioned2019-02-25T17:18:53Z-
dc.date.available2019-02-25-
dc.date.available2019-02-25T17:18:53Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.citation.volume23pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage24pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9188-
dc.description.abstractEl objetivo fue analizar el enfoque de los estudios sobre raza, etnia y formación docente en la Revista Brasileira de Educação de la Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, de 1995 a 2015. Bajo la correlación de fuentes bibliográficas y documentales, el abordaje cualitativo consiste en el trayecto predominante. La predominancia de la cuestión de raza fue evidente en los análisis, seguida de la temática etnia. La correlación entre raza, etnia y otras configuraciones sociales que caracterizan procesos de exclusión también compusieron la muestra. Otro aspecto destacado fue de que la creación del Grupo de Estudio 21 y del Grupo de Trabajo 21 de dicha asociación y la homologación de las leyes n. 10.639/2003 y n. 11.645/2008, parecen influenciar directamente en la ampliación de publicaciones sobre la cuestión étnico-racial en la Revista Brasileira de Educação.pt_BR
dc.description.resumoNosso objetivo é analisar o enfoque dos estudos sobre raça, etnia e formação docente na Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 1995 a 2015. Sob a correlação de fontes bibliográficas e documentais, a abordagem qualitativa consiste no trajeto preponderante da pesquisa. A predominância da questão de raça foi evidente nas análises, seguida da temática etnia. A correlação entre raça, etnia e outras configurações sociais que caracterizam processos de exclusão também compuseram a mostra. Outro aspecto destacado foi de que a criação do Grupo de Estudo 21 e do Grupo de Trabalho 21 da referida associação e a homologação das leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 parecem influenciar diretamente na ampliação de publicações sobre a questão étnico-racial na Revista Brasileira de Educação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstado da artept_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectEtniapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRevista Brasileira de Educaçãopt_BR
dc.subjectEstado del artept_BR
dc.subjectRazapt_BR
dc.subjectEtniapt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectRevista Brasileira de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleFormação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)pt_BR
dc.title.alternativeTeacher education and ethnic/racial content in ANPED’S journal Revista Brasileira de Educação from 1995 through 2015pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Appears in Collections:Artigos de Periódicos



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