Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/913
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alexmoreiraroberto.pdf803.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fernandes , Dmitri Cerboncini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779437P6pt_BR
dc.contributor.referee1Rombaldi, Maurício-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706446H6pt_BR
dc.contributor.referee2Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702639U0pt_BR
dc.creatorRoberto, Alex Moreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4487496T5pt_BR
dc.date.accessioned2016-03-03T14:46:19Z-
dc.date.available2016-03-02-
dc.date.available2016-03-03T14:46:19Z-
dc.date.issued2013-08-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/913-
dc.description.abstractThis paper aims to describe and analyze the implementation of the Programa Convivência Escolar in the Educational Board Regional of São Miguel Paulista in the city of São Paulo. The program, which reflects upon the exercise of coexistence, cooperation, intervention and prevention of school violence, proposed by the municipal education in the state capital, was formulated in order to contribute to the improvement of relations established in schools. Such relationships are categorized into three areas: student-student, student-teacher and student-school community, which impacts also on students learning. This research is justified, since, to follow the first steps for the production of this policy and the perception of stakeholders regarding the proposed actions, contributes to other school systems that are treading similar paths and / or are concerned with the issue of violence. The data presented here were collected through participant observation and interviews with assistant directors of school units, revealing some resistance on the part of these individuals during the process of policy implementation. In order to assess more fully the ideals of the program and the perception of the actors involved, is conducted a brief discussion about school life and violence in the scholl. Throughout this work, are presented an action plan, in order to resume the program in the Educational Regional Board of São Miguel Paulista, since their activities were discontinued at the end of 2012.Thus it would be possible to overcome the limitations, strengths and gaps occurred during the implementation process.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar a implementação do Programa Convivência Escolar na Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista do município de São Paulo. O Programa, que reflete sobre o exercício da convivência, cooperação, prevenção e intervenção da violência na escola, proposto pela rede municipal de educação da capital paulista, foi formulado a fim de contribuir para a melhoria das relações estabelecidas nas escolas. Tais relações são categorizadas em três eixos: aluno-aluno, aluno-professor e aluno-comunidade escolar, o que impacta, também, na aprendizagem dos estudantes. Esta pesquisa se justifica, uma vez que, ao acompanhar os primeiros passos para a produção dessa política e a percepção dos atores envolvidos em relação às ações propostas, contribui com outras redes de ensino que estejam trilhando caminhos parecidos e/ou preocupadas com a questão da violência. Os dados aqui apresentados foram coletados via observação participante e entrevistas com assistentes de direção das unidades escolares, revelando certa resistência por parte desses sujeitos durante o processo de implementação da política. Como forma de avaliar de maneira mais completa os ideais do programa e a percepção dos atores envolvidos, realiza-se uma breve discussão sobre convívio escolar e violência na escola. Ao fim deste trabalho, é apresentado um plano de ação, com a finalidade de retomar o Programa na Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista, uma vez que as suas atividades foram interrompidas ao final de 2012. Dessa forma, seria possível superar as limitações, resistências e lacunas ocorridas durante o seu processo de implementação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConvívio escolarpt_BR
dc.subjectPrograma Convivência Escolarpt_BR
dc.subjectViolência na escolapt_BR
dc.subjectLiving schoolpt_BR
dc.subjectLiving School programpt_BR
dc.subjectViolence in the schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePrograma convivência escolar e as resistências dos atores envolvidos: implementação na Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista da Rede Municipal de Ensino de São Paulopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.