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dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Sergio Guilherme de Assis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797575H0pt_BR
dc.contributor.referee1Louza Junior, Nelson Dantas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732912Y6pt_BR
dc.contributor.referee2Rossini, Artur Afonso Guedes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744111H8pt_BR
dc.creatorDutra, Eduardo Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2019-02-20T14:29:31Z-
dc.date.available2019-02-15-
dc.date.available2019-02-20T14:29:31Z-
dc.date.issued2018-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9070-
dc.description.abstractThe fundamental level selection exams for admission to military schools and the Brazilian mathematics olympiads approach arithmetic questions quite frequently. Certain problems are solved in line with what is learned in the classroom in Elementary School II; however, the vast majority of these problems stand in the way they have traditionally taught. As for example, we can highlight the issues that involve congruence theory that is a fascinating tool for students and facilitator in solving certain exercises, presenting brief and interesting solutions. This research was carried out with a group of students from the Military College of Juiz de Fora (CMJF). During the meetings, the following chronology was obeyed: presentation of a problem extracted from military or Olympic competitions, to attempt to solve the students; discussion of possible solutions presented; presentation of the topic by the teacher. This presentation was made in the form of a class, with the purpose of explaining to the student the subject of the question, trying to focus in a different way from that approached in the textbooks, that when he approaches it; solving the problem by the students, after the teacher’s lecture; presentation of an additional problem to ratify the learning or presentation of a new interpretation of the content; approach of the subject in textbooks and conclusion. We understand that the exploration of these problems must be taken to the daily routine of the student when studying the arithmetic, for bringing the reality of the competitions and Olympiads that some students will encounter at some point in their school career. In addition, we realized the need, throughout the research, to implement some areas of arithmetic in the curriculum of Elementary School II.pt_BR
dc.description.resumoOs exames de seleção de nível fundamental para ingresso nas escolas militares e as olimpíadas brasileiras de matemática abordam questões de aritmética com bastante frequência. Determinados problemas são resolvidos em consonância com o que é aprendido em sala de aula no Ensino Fundamental II; porém, boa parte desses problemas destoa da maneira tradicionalmente ensinada. Como, por exemplo, podemos destacar as questões que envolvem a teoria das congruências que é uma ferramenta fascinante para os alunos e facilitadora na resolução de determinados exercícios, apresentando soluções sucintas e interessantes. Essa pesquisa foi realizada com um grupo de alunos do Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF). Durante os encontros, foi obedecida a seguinte cronologia: apresentação de um problema extraído de concursos militares ou de olimpíadas, para tentativa de resolução dos alunos; discussão das possíveis soluções apresentadas; apresentação do tema pelo docente. Essa apresentação foi feita na forma de uma aula, com o objetivo de explicar ao discente o assunto da questão, buscando enfocar de modo diferente daquele abordado nos livros didáticos, isso quando ele o aborda; resolução do problema pelos alunos, após a aula expositiva do professor; apresentação de um problema adicional para ratificar o aprendizado ou apresentação de uma nova interpretação do conteúdo; abordagem do assunto nos livros didáticos e conclusão. Entendemos que a exploração desses problemas deve ser levada ao conhecimento do aluno quando do estudo da aritmética, por trazer a realidade dos concursos e olimpíadas que alguns alunos irão se deparar em algum momento de sua trajetória escolar. Além disso, percebemos a necessidade, ao longo da pesquisa, do implemento de algumas áreas da aritmética no currículo do Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAritméticapt_BR
dc.subjectConcursos militarespt_BR
dc.subjectOlimpíadas matemáticaspt_BR
dc.subjectArithmeticspt_BR
dc.subjectMilitary schools admissionpt_BR
dc.subjectMathematical olympiadspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA aritmética em concursos militares e olimpíadas de matemática: uma desarmonização com os livros didáticos do ensino fundamental e uma proposta para melhoria do ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



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