Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/903
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dinishilarioguibundana.pdf940.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Godinho , Eliane Bettocchi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784444E3pt_BR
dc.contributor.referee1Lessa, Paula Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775076E8pt_BR
dc.contributor.referee2Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706146Z2pt_BR
dc.creatorGuibundana, Dinis Hilário-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-03T14:39:42Z-
dc.date.available2016-03-01-
dc.date.available2016-03-03T14:39:42Z-
dc.date.issued2013-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/903-
dc.description.abstractThe present work “implementation management of the new curriculum in elementary schools of Mozambique” aims to monitoring and assessing its implementation in elementary education taking into account the innovations introduced in the integrated elementary education. The managers of the district have undergone an interview, while the managers of schools answered a questionnaire. The information provided was fundamental for making this research. The reflections concerning curriculum policies have been discussed by following authors. Delors (1996), Libâneo (1998), Pacheco (2000), Sacristan (2000), Mainardes (2006), Luck (2008), and others. Official documents from Ministry of Education have been used (curriculum of elementary education and general rule of elementary education).This study focused on both school managers and teachers, in recognition of their effort due to curriculum innovation in the elementary education .Of course this proposal also emphasizes that some actions must be developed by the district of KaMaxakeni.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, intitulado “Gestão da implementação do novo currículo de ensino básico em Moçambique: o caso das escolas do distrito municipal KaMaxakeni”, na cidade de Maputo, em Moçambique, tem como objetivo avaliar a gestão da implementação do novo currículo do ensino básico, com destaque para as inovações introduzidas, particularmente ao ensino básico Integrado. Os gestores do distrito foram submetidos a entrevistas, e os das escolas do distrito onde ocorreu o estudo responderam a questionários. A investigação desses sujeitos foi fundamental para o desenvolvimento desta pesquisa. As reflexões sobre as políticas curriculares foram fundamentadas nos seguintes autores: Delors (1996), Libâneo (1998), Pacheco (2000), Sacristán (2000), Mainardes (2006), Lück (2008), entre outros. Foram também utilizados como referência os documentos oficiais do Ministério de Educação, designadamente, o Plano Curricular do Ensino Básico e o Regulamento Geral das Escolas do Ensino Básico. Este estudo teve como foco as ações dos gestores escolares e professores na sua árdua tarefa de implementar as inovações curriculares do ensino básico. Naturalmente, a proposta de intervenção apresentada indica um conjunto de ações a serem desenvolvidas pelo distrito de KaMaxakeni, para que, com a capacitação dos gestores e professores a implementação dessa proposta curricular tenha os níveis de realização desejados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.subjectCurrículo do ensino básicopt_BR
dc.subjectInovaçõespt_BR
dc.subjectGestão de implementação curricularpt_BR
dc.subjectMozambiquept_BR
dc.subjectCurriculum of basic educationpt_BR
dc.subjectInnovationspt_BR
dc.subjectManagement of curricular implemetationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGestão da implementação do novo currículo de ensino básico em Moçambique: o caso das escolas do distrito municipal Kamaxakenipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.