https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/902
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
fabianocavalcantimundim.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borges, Eliane Medeiros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781809U1 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sanabio, Marcos Tanure | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790E3 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lemgruber, Marcio Silveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792896Y4 | pt_BR |
dc.creator | Mundim, Fabiano Cavalcanti | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-03T14:37:01Z | - |
dc.date.available | 2016-03-01 | - |
dc.date.available | 2016-03-03T14:37:01Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/902 | - |
dc.description.abstract | Distance learning is of fundamental importance to public policies regarding the increasing access to higher education and the training of new Pedagogy graduates. Therefore, it becomes essential to assess the quality of the Pedagogy courses offered via distance learning by the National System of Higher Education Assessment (SINAES). It becomes vital to apply the first dimension (pedagogical-didactic organization), of the instrument for assessment of undergraduate courses conducted by Sinaes, to the work of coordinators from the Pegagogy courses offered by the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), the Federal University of Minas Gerais (UFMG) and the Federal University of Paraíba (UFPB). Such institutions were the first ones to have their distance learning Pedagogy courses assessed by such instrument. The first dimension of the instrument disposes the principles that subsidize the planning and organizing of the course, reflecting its management. We present, in this dissertation, the instrument for assessing distance learning Pedagogy courses by Sinaes, its use by the course coordinators, and, basing ourselves in interviews with key actors, we present an intervention plan aimed to understanding SINAES`s instrument and the process of assessment, thus articulating internal and external evaluations. | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino a distância é fundamental para as políticas públicas de expansão de acesso à educação superior e de formação de novos licenciados em Pedagogia. Por isso, torna-se imprescindível a avaliação de qualidade dos cursos de Pedagogia EaD pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Nesse sentido, faz-se necessária a apropriação da primeira dimensão (organização didático-pedagógica) do instrumento de avaliação de cursos de graduação do Sinaes pelos coordenadores dos cursos de Pedagogia EaD da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Essas instituições foram as primeiras a ter o curso de Pedagogia EaD avaliado pelo instrumento em questão. Essa dimensão do instrumento dispõe sobre os princípios que subsidiam o planejamento e a organização do curso que refletem em sua gestão. Apresenta-se, ainda, o instrumento de avaliação de cursos do Sinaes no âmbito do curso de pedagogia na modalidade a distância, a apropriação, pelos coordenadores do curso de pedagogia EaD das instituições abordadas, do instrumento de avaliação para cursos de graduação, modalidade a distância, dimensão organização didático-pedagógica. Por fim, com base na análise das entrevistas realizadas aos coordenadores, apresenta-se um plano de intervenção voltado para a compreensão do instrumento e do processo avaliativo do SINAES, com vistas à promoção da articulação entre a avaliação externa e interna. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Apropriação de processo e resultado | pt_BR |
dc.subject | SINAES | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior a Distância | pt_BR |
dc.subject | Assessment | pt_BR |
dc.subject | Process and result appropriation | pt_BR |
dc.subject | SINAES | pt_BR |
dc.subject | Distance learning higher education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Apropriação da primeira dimensão do instrumento de avaliação para cursos de graduação pelos coordenadores do curso de pedagogia a distância da UFJF, UFMG e UFPB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.