Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/902
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
fabianocavalcantimundim.pdf1.23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781809U1pt_BR
dc.contributor.referee1Sanabio, Marcos Tanure-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790E3pt_BR
dc.contributor.referee2Lemgruber, Marcio Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792896Y4pt_BR
dc.creatorMundim, Fabiano Cavalcanti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-03T14:37:01Z-
dc.date.available2016-03-01-
dc.date.available2016-03-03T14:37:01Z-
dc.date.issued2013-08-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/902-
dc.description.abstractDistance learning is of fundamental importance to public policies regarding the increasing access to higher education and the training of new Pedagogy graduates. Therefore, it becomes essential to assess the quality of the Pedagogy courses offered via distance learning by the National System of Higher Education Assessment (SINAES). It becomes vital to apply the first dimension (pedagogical-didactic organization), of the instrument for assessment of undergraduate courses conducted by Sinaes, to the work of coordinators from the Pegagogy courses offered by the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), the Federal University of Minas Gerais (UFMG) and the Federal University of Paraíba (UFPB). Such institutions were the first ones to have their distance learning Pedagogy courses assessed by such instrument. The first dimension of the instrument disposes the principles that subsidize the planning and organizing of the course, reflecting its management. We present, in this dissertation, the instrument for assessing distance learning Pedagogy courses by Sinaes, its use by the course coordinators, and, basing ourselves in interviews with key actors, we present an intervention plan aimed to understanding SINAES`s instrument and the process of assessment, thus articulating internal and external evaluations.pt_BR
dc.description.resumoO ensino a distância é fundamental para as políticas públicas de expansão de acesso à educação superior e de formação de novos licenciados em Pedagogia. Por isso, torna-se imprescindível a avaliação de qualidade dos cursos de Pedagogia EaD pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Nesse sentido, faz-se necessária a apropriação da primeira dimensão (organização didático-pedagógica) do instrumento de avaliação de cursos de graduação do Sinaes pelos coordenadores dos cursos de Pedagogia EaD da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Essas instituições foram as primeiras a ter o curso de Pedagogia EaD avaliado pelo instrumento em questão. Essa dimensão do instrumento dispõe sobre os princípios que subsidiam o planejamento e a organização do curso que refletem em sua gestão. Apresenta-se, ainda, o instrumento de avaliação de cursos do Sinaes no âmbito do curso de pedagogia na modalidade a distância, a apropriação, pelos coordenadores do curso de pedagogia EaD das instituições abordadas, do instrumento de avaliação para cursos de graduação, modalidade a distância, dimensão organização didático-pedagógica. Por fim, com base na análise das entrevistas realizadas aos coordenadores, apresenta-se um plano de intervenção voltado para a compreensão do instrumento e do processo avaliativo do SINAES, com vistas à promoção da articulação entre a avaliação externa e interna.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectApropriação de processo e resultadopt_BR
dc.subjectSINAESpt_BR
dc.subjectEducação Superior a Distânciapt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.subjectProcess and result appropriationpt_BR
dc.subjectSINAESpt_BR
dc.subjectDistance learning higher educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleApropriação da primeira dimensão do instrumento de avaliação para cursos de graduação pelos coordenadores do curso de pedagogia a distância da UFJF, UFMG e UFPBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.